Quanto ganha um governador do banco central?
Ser governador de um banco central corresponde para muitos ao topo da carreira no setor financeiro. Na Zona Euro nem é Lagarde com o salário mais elevado. Centeno recebe 250 mil por ano.
Na Zona Euro, a presidente do Banco Central Europeu (BCE) recebe um salário de cerca de 450 mil euros por ano. Mas Christine Lagarde nem sequer é a que mais recebe no conselho de governadores. O governador belga aufere uma remuneração superior a meio milhão. Mário Centeno recebe metade disso.
Os salários pagos no topo da hierarquia do Banco de Portugal voltaram à discussão pública na sequência da polémica em torno do ex-administrador Hélder Rosalino, que acabou de ser nomeado para a empresa que imprime as notas depois de ter manifestado indisponibilidade para o cargo de secretário-geral do Governo. Centeno foi chamado ao Parlamento por causa disso. E o ministro das Finanças também quer avaliar o assunto.
Ser governador de um banco central corresponde para muitos ao topo da carreira no setor financeiro. Os salários ficam longe do que se paga na banca privada. Mas as responsabilidades são também elevadas. E as remunerações também.
O governador do Banco de Portugal recebeu pouco mais de 250 mil euros o ano passado, correspondendo a um salário mensal de 18.177,18 euros, conforme revela a instituição no seu site. De resto, os salários dos membros da administração do banco central só em 2024 voltaram a superar os níveis de 2009, anteriores à crise da dívida de 2011.
Mário Centeno está longe de ser o mais bem pago entre os seus pares que se sentam à mesa do conselho de governadores. Os governadores da Estónia, Letónia, Malta, Lituânia e Espanha recebem menos.
Dentro dos bancos centrais que integram o Eurosistema, os salários mais elevados (dentro daqueles que foi possível encontrar publicamente) ascendem a meio milhão de euros anuais, o dobro do que recebe o governador português.
Klaas Knot (Países Baixos) e Fabio Panetta (Itália) estão muito perto desse nível. Pierre Wunsch, governador do Banco Central da Bélgica, auferiu uma remuneração de 534,8 mil euros no ano passado. Mais do que a presidente do BCE.
E nos outros bancos centrais?
Em 2023, Jerome Powell foi questionado sobre os seus rendimentos como presidente da Reserva Federal norte-americana. Considerou o valor justo e respondeu assim: “Se as despesas familiares excederem o meu salário, então teremos de vender algum ativo”.
Powell recebe um salário de aproximadamente 220 mil euros. O governador do Banco do Japão ganhou um pouco mais: 230 mil euros. Tanto o americano como o japonês recebem menos do que Mário Centeno.
Por oposição, é na Suíça que melhor se remunera o banqueiro central. Martin Schlegel recebe perto de 1,4 milhões de euros por ano à frente do Banco Central da Suíça. A remuneração auferida por Andrew Bailey aos comandos do Banco de Inglaterra foi de cerca de 700 mil euros no ano passado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Quanto ganha um governador do banco central?
{{ noCommentsLabel }}