Sonae Sierra alia-se ao maior banco de investimento da América Latina no crédito imobiliário
Parceira com brasileiro BTG Pactual destina-se principalmente a financiar ativos imobiliários geradores de rendimentos, incluindo centros comerciais, retail parks e comércio de rua.
Aliando o conhecimento local da Sierra no setor imobiliário e a experiência financeira e “ambição de expansão” do BTG Pactual na Europa, a empresa da Sonae e o principal banco de investimento da América Latina formaram uma joint venture para investir em crédito imobiliário na Península Ibérica.
Apresentada como “um passo significativo na reformulação do investimento em crédito imobiliário na região”, esta parceria estará “particularmente focada” no financiamento de ativos imobiliários com potencial para a criação de rendimentos, como centros comerciais, retail parks e comércio de rua.
“Esta parceria combina a experiência de ambas as empresas para dar resposta às necessidades em evolução do mercado. Reforça a nossa estratégia de criar soluções inovadoras para o mercado imobiliário e oferecer valor acrescentado aos nossos parceiros e investidores”, refere Luís Mota Duarte, vice-CEO e diretor executivo de Gestão de Investimentos da Sierra, que gere atualmente cerca de 7 mil milhões de euros em ativos.
Citado no mesmo comunicado, que salienta que este modelo prioriza ativos de alta qualidade que ofereçam estabilidade e retorno competitivos, Rogério Stallone, sócio e head de Corporate Lending do BTG, refere que esta joint-venture é “um passo importante para aumentar a oferta de produtos de crédito e soluções financeiras e também reforçar a presença na Península Ibérica” por parte da instituição brasileira.
Aliás, nos últimos meses, o BTG Pactual tem estado particularmente ativo no que toca aos ativos imobiliários em Portugal, tendo comprado, através do fundo de investimento Iberia, os centros comerciais Tavira Gran Plaza (Algarve) e TorreShopping (Torres Novas) e, no ramo turístico, o Estoril Eden Hotel e o The Oitavos, construído pela família Champalimaud, ambos em Cascais.
No ano passado, a Sierra assinou um acordo com a gigante americana PGIM, que gere os investimentos imobiliários da seguradora Prudential, para lançar um novo veículo de investimento em ativos no setor da hotelaria. Depois de se ter estreado com a aquisição de uma unidade de cinco estrelas no centro do Porto, avançou no final de 2024 para o Algarve com o desenvolvimento de um resort de luxo na Meia Praia, em Lagos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sonae Sierra alia-se ao maior banco de investimento da América Latina no crédito imobiliário
{{ noCommentsLabel }}