BRANDS' TRABALHO 2025 Tech Leadership Perspectives: o evento que revela tendências e estratégias do mercado tecnológico
O ECO vai ser o media partner do evento que apresenta o Tech Salaries Benchmark 2025, dia 30 de janeiro no Beato, em Lisboa, com insights sobre salários e tendências do mercado tecnológico.
No próximo dia 30 de janeiro, a partir das 17h30, o Beato Innovation District, em Lisboa, recebe a apresentação da edição de 2025 do Tech Salaries Benchmark, promovida pela Damia Group Portugal. O evento 2025 Tech Leadership Perspectives – Portugal Tech Salary Benchmark and AI’s Impact of Tech Leadership terá lugar na Factory Lisbon e contará com a presença de líderes e especialistas do setor tecnológico.
O ECO será media partner desta iniciativa, que se afirma como um ponto de encontro obrigatório para gestores, CTOs e profissionais de recursos humanos. O evento é de participação gratuita, contudo com inscrição obrigatória, que deve ser feita aqui.
Cláudio Menezes, CEO da Damia Group Portugal, antecipa os principais destaques do estudo, que vão muito além de salários e tendências, e revela quais serão os principais momentos do evento.
O que podemos esperar da apresentação do Tech Salary Benchmark 2025?
Denominado “HTTP: Hiring Tech Talent in Portugal”, a edição de 2025 deste estudo salarial do mercado tecnológico português promete ser o guia mais robusto, à data, para a contratação e retenção de talento. Mais do que números e estatísticas, este documento tem sido uma verdadeira ferramenta de suporte, para empresas e candidatos do setor, para a tomada de decisões mais informadas sobre atração e retenção de talento, num mercado cada vez mais competitivo.
O que todos querem saber é se os salários em tecnologias de informação continuam ou não a subir, mas mais do que isso, a nossa abordagem vai no sentido de revelar o que é que as empresas precisam de fazer para atrair o melhor talento, e isso passa pelos salários, mas não só.
Nesta edição podem também encontrar:
– Tendências e padrões, incluindo o impacto de algumas tecnologias como a IA;
– Dinâmicas de Mercado e Modelos de Trabalho, incluindo as questões do trabalho remoto (veio para ficar ou vamos voltar ao tempo pré-pandemia?);
– Tecnologias em crescimento e respetivas valorizações salariais.
Quais são os principais destaques do evento?
O evento baseia-se na revelação pública dos principais resultados e tendências identificadas no estudo ao mercado de talento tecnológico em 2024. Será apresentado por duas especialistas de Recrutamento Tech da Damia Group Portugal – Alexandra Teixeira e Ângela Lopes.
Na segunda parte do evento, teremos um painel com 5 líderes do setor para discutir alguns dos resultados do estudo e também um dos tópicos mais prementes da atualidade: a Inteligência Artificial. Muito se debate se a IA irá ou não substituir os programadores informáticos. No evento, iremos abordar este tema numa perspetiva diferente: qual será o impacto da IA para os quadros médios e de liderança deste setor.
Iremos ainda explorar a experiência dos oradores com o estabelecimento de Tech Hubs em Portugal para as suas empresas; uma tendência que continua em crescendo e que pode claramente ser um foco estratégico para Portugal, para atrair investimento e criar mais emprego altamente qualificado.
Qual é a importância do Tech Salaries Benchmark para o setor tecnológico em Portugal?
Sendo esta a terceira edição do nosso estudo salarial, temos sentido o seu impacto ano após ano. Falamos com líderes de RH e Tecnologia todos os dias e conhecemos bem as dificuldades de quem recruta talento tecnológico, de quem procura construir equipas de alta performance altamente qualificadas, e de quem precisa de navegar num contexto muito competitivo onde, muitas vezes, não há uma visão clara por onde começar para se encontrar as pessoas certas.
Este documento é um primeiro passo para qualquer líder, ou profissional do setor, ter uma visão clara e pragmática do panorama do setor e uma orientação para obter melhores resultados. Mais do que revelar quais são os salários praticados no mercado, o nosso estudo procura responder a uma questão bem mais pertinente: “quanto é que a minha empresa precisa de pagar ou fazer para ser relevante e captar o melhor talento?”.
O estudo conta com um universo superior a 5.000 candidatos, que tiveram entrevistas para vagas reais e que partilharam as suas expectativas salariais, sendo esse o padrão mais fidedigno para quem quer contratar.
Já podem adiantar nomes de outros oradores para além de Timo Steinbrenner?
Iremos contar com duas especialistas de Recrutamento Tech da Damia Group Portugal – Alexandra Teixeira e Ângela Lopes -, na apresentação do estudo salarial e, no painel de debate:
– Timo Steinbrenner (VP of Software Engineering da SIXT, que vem de Munique para este evento e tem a seu cargo mais de 300 engenheiros de software)
– Stefanie Beckmann (Co-founder & Managing Director da 7.1 Tech Hub no Porto, o braço tecnológico do grupo ProSiebenSat.1 Media, um grupo alemão de Media)
– Pedro Torres (Senior Director of Software Engineering da Salsify, unicórnio norte-americano que escolheu Lisboa para o seu primeiro escritório europeu)
– Rui Gramacho (VP of R&D Europa da Vizrt, empresa norueguesa líder mundial em soluções de produção para a indústria de Media e transmissão de conteúdos, e que escolheu Portugal para o seu Tech Hub.)
– Marc Braun (Head of Operations da Airbus Portugal, que tem a seu cargo mais de 250 engenheiros do Tech Hub português.)
O debate será moderado por Cláudio Menezes, CEO da Damia Group Portugal, estabelecida há 7 anos em Portugal e que já se afirmou como a agência boutique de referência para a contratação de perfis tecnológicos altamente qualificados.
Por que motivos este evento é essencial para CTOs, diretores de RH e gestores de empresas tecnológicas?
Desde o fim da pandemia que o mercado está sedento de novos eventos presenciais que potenciem o encontro e partilha de ideias entre líderes e profissionais. Tendo em conta o conteúdo e as temáticas abordadas, esta é uma excelente oportunidade de arrancar o ano com uma visão clara sobre o setor, dar e receber perspetivas valiosas e tomar decisões mais acertadas ao longo de todo o ano.
As vicissitudes do mercado de talento tecnológico levaram-nos a criar o conceito “HTTP: Hiring Tech People in Portugal”, que vai além do estudo meramente salarial e se tem revelado um guia fundamental para centenas de gestores em Portugal.
Vão existir oportunidades para os participantes interagirem com os líderes do setor?
Sem dúvida. Esperamos cerca de 100 pessoas neste evento e muitos dos participantes serão líderes e decisores das áreas de RH e Tecnologia de empresas muito interessantes estabelecidas em Portugal. O cocktail de networking, que encerra o evento, será o momento ideal para essa interação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
2025 Tech Leadership Perspectives: o evento que revela tendências e estratégias do mercado tecnológico
{{ noCommentsLabel }}