Espanha termina primeira fase de liberalização da alta velocidade. Preços dos bilhetes caem 30%

A liberalização e consequente concorrência entre empresas provocou uma diminuição dos preços dos bilhetes dos comboios de alta velocidade de cerca de 30%.

A primeira fase da liberalização das ligações de comboio de alta velocidade em Espanha ficou esta quinta-feira concluída, após o primeiro operador privado ter entrado em maio 2021, e salda-se numa queda dos preços em cerca de 30%.

Espanha tem três empresas a competir nas ligações de alta velocidade que unem Madrid, essencialmente, a regiões e cidades do nordeste, leste e sul do país. Além da empresa pública Renfe, estão no mercado espanhol a francesa Ouigo (desde maio de 2021) e a italiana Iryo (desde novembro de 2022).

A Renfe continua, porém, a ser a única operadora das ligações entre Madrid e o Norte de Espanha (à Galiza e às Astúrias), cuja liberalização está prevista para a nova fase e deverá traduzir-se na entrada das empresas privadas em 2026, segundo o governo espanhol.

A primeira fase de liberalização terminou esta quinta-feira com os primeiros comboios da Ouigo a completarem a ligação entre Madrid e Sevilha, na Andaluzia, sul de Espanha.

Esta foi também a primeira linha de alta velocidade do país, inaugurada em 1992. Espanha é hoje o país europeu com a maior rede ferroviária de alta velocidade e o segundo do mundo, a seguir à China.

Segundo dados oficiais, a liberalização e consequente concorrência entre empresas provocou uma diminuição dos preços dos bilhetes dos comboios de alta velocidade de cerca de 30%.

No entanto, todas as empresas têm, para já, prejuízos com estas operações, que ascendem a 600 milhões de euros desde 2021, no conjunto.

Portugal espera ter concluída a primeira linha de alta velocidade, entre Lisboa e o Porto, em 2032, sendo o objetivo fazer uma ligação, no mesmo ano, com Vigo, na Galiza, em Espanha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha termina primeira fase de liberalização da alta velocidade. Preços dos bilhetes caem 30%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião