Limite da compensação à CP sobe 23,7 milhões devido ao passe verde
Executivo de Luís Montenegro aumentou a compensação máxima a atribuir pelo Estado à CP nos anos de 2024 e 2025 devido à criação do novo passe ferroviário, que entrou em vigor em outubro passado.
O Governo aumentou o valor máximo da compensação financeira anual a atribuir à CP, via contrato de serviço público com o Estado, devido à criação do passe ferroviário de 20 euros. No total, sem contar com o IVA, a compensação máxima a atribuir pelo Estado à CP aumenta em quase 23,7 milhões de euros.
De acordo com a Resolução do Conselho de Ministros publicada esta sexta-feira no Diário da República, a transportadora ferroviária pode ser compensada em até 89,1 milhões de euros relativos ao ano de 2024, e 98,3 milhões relativos a 2025, pela perda de receita com o novo título de transporte.
A decisão do Executivo de Luís Montenegro de aumentar o valor global da despesa relativa às compensações financeiras a pagar pelo Estado à CP já tinha sido anunciada na semana passada, no comunicado do Conselho de Ministros de 16 de janeiro, mas ainda não eram conhecidos os novos montantes máximos.
A Resolução agora conhecida dá conta de um aumento da compensação máxima relativa a 2024 de 84.396.072 euros para 89.128.347 euros, enquanto o valor a atribuir este ano não poderá exceder os 98.258.854 euros. A estes montantes acresce o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA).
No comunicado do Conselho de Ministros da semana passada, o Executivo atualizou o número de passes ferroviários vendidos para “mais de 100 mil”, sendo que o novo título de transporte, que custa 20 euros por mês, entrou em vigor em 21 de outubro do ano passado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Limite da compensação à CP sobe 23,7 milhões devido ao passe verde
{{ noCommentsLabel }}