Indústria automóvel afunda produção na Alemanha para nível mais baixo desde o pico da pandemia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 9:42

A evolução negativa da produção em dezembro deveu-se principalmente à diminuição observada na indústria automóvel, com uma queda de 10% em relação ao mês anterior.

A produção industrial na Alemanha terminou o ano passado com uma queda de 3,1% em dezembro face ao mesmo mês de 2023 e de 2,4% em relação a novembro. Segundo os dados divulgados esta sexta-feira pelo Serviço Federal de Estatística do país (Destatis), este comportamento negativo é atribuído sobretudo à redução de 10% registada no setor automóvel.

A influenciar a queda da produção industrial da Alemanha em dezembro para “o nível mais baixo desde maio de 2020” está também a diminuição de 10,5% observada no setor de manutenção e montagem de máquinas. Em sentido inverso, a produção na indústria farmacêutica cresceu 11,6% e teve um impacto positivo na produção global.

Excluindo a energia e a construção, a produção da indústria alemã caiu 3,3% face a novembro e 4,1% em relação a dezembro de 2023 — a produção de energia, por sua vez, subiu 1,1% no último mês de 2024 na comparação com novembro, e a produção na construção manteve-se ao nível do mês precedente (0,0%).

Já a produção de bens de capital baixou 4,7%, enquanto a produção de bens intermédios desceu 3,3%, o que contrasta com o aumento de 0,9% na produção de bens de consumo.

No que toca aos ramos industriais intensivos em energia, registou-se uma quebra de 3,1% em dezembro, na variação em cadeia, e de 2,0% na comparação homóloga.

No conjunto do ano 2024, a produção industrial da Alemanha foi 4,5% inferior à de 2023.

(Notícia atualizada às 10h11)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Indústria automóvel afunda produção na Alemanha para nível mais baixo desde o pico da pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião