Anacom revela que Digi tem mais antenas 5G do que a Meo
A nova operadora de origem romena tem 36% mais estações de base 5G do que a incumbente, apesar de estar presente em menos 67 concelhos que a Meo, de acordo com dados do regulador das comunicações.
Acabam de ser conhecidos os primeiros dados oficiais sobre a real dimensão da rede móvel da Digi Portugal, a nova operadora presente no mercado português.
O balanço oficial da Anacom, referente ao quarto trimestre, mostra que a Digi tem 2.130 antenas 5G instaladas no país, 36% mais do que as antenas 5G da Meo, que é historicamente considerada a operadora incumbente, embora tal não signifique que tenha mais cobertura.
“Analisando os dados por operador, a Nos era o operador com mais estações de base 5G instaladas (4.786), sendo seguida pela Vodafone (4.611), pela Digi (2.130) e pela Meo (1.562)”, lê-se no balanço feito pelo regulador das comunicações.
Apesar de a Digi ter mais antenas 5G, tal não implica uma melhor cobertura móvel do que a da rede da Meo. Aliás, quando se lançou no país, no início de novembro do ano passado, a operadora romena disse ter 93% da população coberta com 2G e 4G e 40% da população com 5G, exclusivamente em áreas urbanas, abaixo do prometido por qualquer uma das três concorrentes no mercado.
Os dados do regulador das comunicações também revelam que, entre estas quatro empresas de telecomunicações, a Digi é a que tem menos antenas 5G considerando todas as tecnologias – ou seja, incluindo as antenas 2G, 3G, 4G e 5G. Visto desse prisma, as 9.373 estações totais da Digi, em Portugal, ficam aquém das 12.368 da Meo, das 16.913 da Nos e a léguas das 20.685 da Vodafone, de acordo com informação reportada pela Anacom.
O relatório da Anacom revela ainda que “a Digi está presente em 240 concelhos”. São bastante menos do que os 307 concelhos cobertos pela Meo, enquanto Nos e Vodafone já têm antenas em todos os 308 concelhos do país.
Mas estes dados são relevantes por serem os primeiros números oficiais do regulador sobre a pegada da Digi em Portugal e a expansão da sua rede móvel. Enquanto isso, a empresa também tem estado a desenvolver uma rede de fibra e fechou recentemente a compra da Nowo, por 150 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Anacom revela que Digi tem mais antenas 5G do que a Meo
{{ noCommentsLabel }}