Hoje nas notícias: Falências, cartel da banca e McDonald’s

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A proposta apresentada pelo consórcio liderado pela Mota-Engil para a construção do segundo troço da linha de alta velocidade foi excluída no relatório preliminar do júri. A decisão do Tribunal da Relação de Lisboa de declarar prescrito o caso do ‘cartel da banca’ não foi unânime, com um dos três juízes que assinam o acórdão a votar vencido. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta quarta-feira.

Prescrição do ‘cartel da banca’ não foi unânime entre juízes

Dos três magistrados que assinam o acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa que anula as coimas de 225 milhões de euros aplicadas a 11 bancos no âmbito do caso do ‘cartel da banca’, dois — Bernardino Tavares e Paulo Abrantes Registo — entenderam que o processo já se encontrava prescrito há pelo menos um ano (desde 11 de fevereiro de 2024) e que, quando a condenação da primeira instância foi decidida, em setembro de 2024, os autos já não podiam estar de pé. Um terceiro juiz, Armando Luz Cordeiro, discordou e votou vencido, considerando que a prescrição só acontece no final deste ano e, no caso de alguns bancos, apenas em meados de 2026.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Gestor da McDonald’s terá sido corrompido com 100 mil euros

O gestor de expansão da McDonald’s Portugal é suspeito de ter sido corrompido, com cerca de 100 mil euros, por um promotor imobiliário que lucrava com a compra e venda de terrenos onde a multinacional tinha projetos para abrir novos restaurantes, no norte do país. Ambos foram constituídos arguidos, bem como o vice-presidente da Câmara de Valongo, Paulo Esteves Ferreira, suspeito de prevaricação por alegadamente ter acelerado o licenciamento de um restaurante da cadeia de restauração.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Tupperware faliu em Portugal com calote de 22 milhões dos EUA

A unidade da Tupperware em Montalvo, no concelho de Constância, abriu insolvência com uma imparidade intragrupo no valor de quase 21,9 milhões de euros. Dos mais de 80 credores da empresa, a que deverão juntar-se os 192 trabalhadores dispensados, destacam-se a Gráfica Ideal de Águeda e o BCP. A fábrica estima em cinco milhões de euros o valor das indemnizações devidas aos 192 trabalhadores.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Falências de empresas em Portugal disparam 23% em janeiro

A falência de empresas em Portugal aumentou 23% em janeiro face ao mesmo mês de 2024. Dados da Iberinform mostram que, no primeiro mês do ano, houve 417 ações de insolvência, mais 77 do que em janeiro do ano passado, com Porto, Lisboa e Braga a serem os distritos mais afetados. As falências atingiram, sobretudo, os setores da indústria transformadora (565), comércio por grosso e retalho e reparação de automóveis e motociclos (404) e construção (279).

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Lusolav excluída do segundo troço da alta velocidade

A proposta apresentada pelo consórcio Lusolav para a construção do segundo troço da linha de alta velocidade Lisboa-Porto, que vai ligar Oiã a Soure, a única a concurso, foi excluída pelo júri no relatório preliminar, por entender que não cumpre o caderno de encargos. Segundo o Jornal de Negócios, o que está em causa é a adaptação da atual estação de Coimbra às necessidades da alta velocidade, que na proposta apresentada pelo consórcio, liderado pela Mota-Engil e que integra ainda a Teixeira Duarte, Casais, Alves Ribeiro, Conduril e Gabriel Couto, não segue globalmente a solução técnica desenhada pela Infraestruturas de Portugal (IP). Agora, tem dez dias para se pronunciar em sede de audiência prévia.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Falências, cartel da banca e McDonald’s

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião