Tripulantes declaram fim da paz social na TAP
Sindicato que representa os tripulantes de cabine acusa companhia de cortar nas ajudas de custo e degradar condições de trabalho.
O Sindicado Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) enviou um comunicado aos associados onde declara o fim da paz social na TAP. Tripulantes de cabine acusam a companhia de cortar nas ajudas de custo e penalizar condições de trabalho.
“Unilateralmente, o fim da Paz Social”, diz o título da missiva, onde o sindicato diz ter sido confrontado pela companhia aérea com uma nova tabela de ajudas de custo, com retroativos a janeiro. A tabela, baseada num estudo da consultora Mercer, contempla “uma redução em vários destinos e que a TAP pretendia implementar unilateralmente”.
Segundo o comunicado, a direção do SNPVAC, liderada por Ricardo Penarróias, questionou a validade do estudo e contrapôs que “qualquer alteração deveria contemplar um aumento das ajudas de custo para suportar a inflação, o aumento do custo de vida nos países de destino, bem como fazer face à desregulada taxa cambial em alguns países”.
Reconhecendo que a decisão da TAP não carece de negociação com o sindicato, a direção apela a que as tripulações exijam, em resposta à companhia, “o embarque da respetiva refeição correspondente ao horário estabelecido”, o que poderá provocar constrangimentos operacionais.
"O SNPVAC não pode aceitar ou anuir a mais uma tentativa de degradação das nossas condições, que começou com a escolha dos hotéis e foi agora alargada às ajudas de custo.”
O SNPVAC contesta ainda os avanços “escassos” em relação aos horários flexíveis e abre a porta ao recurso aos tribunais. Enveredará também pela via legal se não for encontrado um entendimento em relação à interpretação a dar ao “Complemento em situação de acidente de trabalho, gravidez clinicamente comprovada e licenças parentais iniciais”. As divergências incluem ainda os lugares de descanso para os tripulantes nos aviões A321 LR.
“O SNPVAC não pode aceitar ou anuir a mais uma tentativa de degradação das nossas condições, que começou com a escolha dos hotéis e foi agora alargada às ajudas de custo”, diz o sindicato.
“Pois bem, que seja então de forma oficial e unilateral que a Direção do SNPVAC anuncia que a Paz Social na TAP acabou”, termina.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Tripulantes declaram fim da paz social na TAP
{{ noCommentsLabel }}