“A posição do Governo é 100% da TAP vendida”, mas quer diálogo no Parlamento
Miguel Pinto Luz insiste, apesar da oposição do PS, que a TAP deve ser 100% privatizada, mas terá de existir diálogo com os partidos para decisão não ser revertida.
A posição do Governo continua a ser a reprivatização de 100% do capital da TAP, para garantir que a companhia tem total autonomia de gestão, mas o ministro das Infraestruturas afirma que a solução final terá de ter o apoio do Parlamento, para que não venha a ser revertida.
“A posição do Governo é 100% da TAP vendida”, afirmou Miguel Pinto Luz na Comissão de Economia e Obras Públicas do Parlamento. Mas tendo em conta que o PS defende a venda de uma participação minoritária e crê que o Chega também, terá de existir uma solução que tenha o apoio do Parlamento, para que a decisão não seja revertida por um próximo Executivo.
“Eu tenha uma máxima na vida: todo o esforço inútil é uma amadoria. Ninguém entenderia se andássemos aos ziguezagues”, afirmou Miguel Pinto Luz.
A operação está “em avaliação interna” e o Governo irá publicar o decreto-lei com as regras do processo, disse o ministro. “Desta vez queremos processo dialogante e transparente”, salientando que “existe uma nova arquitetura política”, em que os partidos do Executivo não têm a maioria.
A Bloomberg noticiou esta terça-feira que o Governo se prepara para vender 49%. “Não vou comentar notícias da Bloomberg. Este Governo é um Governo minoritário. O Governo defende 100% e o PS defende 49%. O Governo fará a discussão dentro do espaço de latitude possível. O PS lá atrás defendia 100%. Mudou, mas nós estamos disponíveis parta esse debate”, respondeu Miguel Pinto Luz, ao ser questionado sobre a posição do Governo.
“A nossa prioridade é que a TAP deixe de ser uma coutada do Estado. Tem de haver independência total da gestão. Não tenho dúvidas sobre isso”, afirmou ainda o Governante.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“A posição do Governo é 100% da TAP vendida”, mas quer diálogo no Parlamento
{{ noCommentsLabel }}