Nova equipa da Parvalorem já está em funções

  • ECO
  • 14 Fevereiro 2025

Sofia Torres foi reconduzida à frente do veículo que gere os ativos problemáticos do BPN para um novo mandato até 2027. Joaquim Valente e António Duarte entram na nova equipa.

A nova equipa da Parvalorem já iniciou funções no início do mês. Como o ECO avançou, Sofia Torres continua à frente do veículo que gere os ativos problemáticos do antigo BPN. E conta com dois novos colegas na administração para o mandato até 2027: Joaquim Valente e António José Duarte.

Quanto a António José Duarte, é um homem da casa. Desde 2019 que era diretor de Crédito e Imobiliário na Parvalorem, onde ingressou em 2012 depois da sua passagem pelo BPN na direção de operações.

Já Joaquim Valente foi assessor do grupo parlamentar do PSD em 2021 e depois trabalhou como diretor financeiro na empresa Transportes Metropolitanos de Lisboa, que gere a Carris Metropolitana.

A Parvalorem foi criada em 2010, juntamente com a Parups e Parparticipadas, na sequência da nacionalização do BPN, dois anos antes.

Estes veículos financeiros ficaram responsáveis pela gestão e recuperação os ativos do banco falido, incluindo crédito, imóveis, obras de arte e outros negócios.

No final de 2023, ano em que registou prejuízos de quase 100 milhões de euros, a Parvalorem devia cerca de 5,3 mil milhões ao Estado por conta das injeções financeiras realizadas no âmbito da nacionalização do BPN. O ativo ascendia a cerca de 456 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova equipa da Parvalorem já está em funções

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião