Número de funcionários públicos bate recorde no primeiro ano de Montenegro
O número de funcionários públicos aumentou 1% entre o terceiro e o quarto trimestre, atingindo quase 754 mil postos de trabalho. Também em comparação com o período homólogo, a subida foi de 1%.
A Administração Pública terminou o ano de 2024 com quase 754 mil postos de trabalho, de acordo com a síntese estatística divulgada esta sexta-feira. É o valor mais elevado desde, pelo menos, 2011. Tanto em cadeia, como em termos homólogos, registou-se um aumento de 1%.
“A 31 de dezembro de 2024, o emprego no setor das administrações públicas situou-se em 753.850 postos de trabalho, o que representou um aumento de 1,0% (+7.581 postos de trabalho) face ao trimestre anterior. Em relação ao trimestre homólogo, o aumento foi de 1,0% (+7.476 postos de trabalho)”, informa a Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), numa síntese divulgada esta sexta-feira.
No que diz respeito à variação homóloga, importa destacar que o referido aumento teve duas origens: a administração local (em particular, as câmaras municipais, que somaram 3.713 postos de trabalho) e a administração central (em resultado do acréscimo de 831 docentes de ensino universitário e superior politécnico, 641 técnicos superiores e 644 educadores de infância e docentes do ensino básico e secundário).
“Para o aumento homólogo contribuiu ainda o emprego nas áreas governativas da Presidência do Conselho de Ministros (+1.747 postos de trabalho) e da Saúde (+1.730 postos de trabalho), no primeiro caso em consequência da passagem de trabalhadores de várias áreas governativas para as comissões de coordenação e desenvolvimento regionais e, no segundo caso, pelo aumento de postos de trabalho nas carreiras de enfermeiro (+916), de técnico de diagnóstico e terapêutica (+434) e de médico (+238)”, detalha a DGAEP.
Quanto à subida em cadeia, o aumento dos empregos na administração central explicam. “Ocorreu sobretudo nos estabelecimentos de educação e ensino básico e secundário (+4.290) e nas unidades orgânicas de ensino e investigação (+1 975)”, é assinalado na síntese divulgada esta tarde.
E em comparação com o último trimestre de 2011 – ano em que se inicia a série –, houve um aumento de 3,6% do número de funcionários públicos. Aliás, o total registado em dezembro de 2024 é o valor mais elevado de toda a série, conforme mostra o gráfico acima.
Por outro lado, quanto às remunerações, em outubro de 2024, o valor do salário base médio mensal da Função Pública foi de 1.772,7 euros, mais 0,4% do que em julho e mais 6,9% do que no mesmo mês de 2023.
Este crescimento é resultado da conjugação de vários fatores, nomeadamente a entrada e saída de trabalhadores com diferentes níveis remuneratórios, as medidas de valorização remuneratória aprovadas para os trabalhadores em funções públicas e a atualização do valor da salário mínimo nacional para 820,00 euros e do valor da base remuneratória da Administração Pública – o “salário mínimo” do Estado – para 821,83 euros.
Já se considerarmos não apenas o salário base, mas também os subsídios, suplementos e horas extra, conclui-se que o ganho médio mensal nas Administrações Públicas foi de 2.137,4 euros em outubro de 2024, mais 1,1% do que no trimestre anterior e mais 8,5% do que há um ano.
(Notícia atualizada às 18h31)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Número de funcionários públicos bate recorde no primeiro ano de Montenegro
{{ noCommentsLabel }}