“Moção de censura é manobra de diversão do Chega”, diz Governo
O ministro dos Assuntos Parlamentares garantiu esta terça-feira que o “primeiro-ministro tem conduta à prova de bala”, quando confrontado com a imobiliária detida pela mulher e filhos de Montenegro.
O ministro dos Assuntos Parlamentares disse esta terça-feira que a moção de censura apresentada pelo Chega é uma “manobra de diversão” que o partido de André Ventura criou para “desviar a atenção de problemas próprios”.
“Independentemente disso, o Governo respeita as regras do Parlamento”, garantiu Pedro Duarte, em declarações aos jornalistas, quando questionado sobre o alegado conflito de interesses do negócio imobiliário detido pela mulher e filhos de Luís Montenegro.
Em causa está a empresa Spinumviva, de compra e venda de imóveis, sobre a qual Luís Montenegro afirma que “não há nenhum conflito de interesses” a lei dos solos. “O tema não faz sentido. Não há qualquer questão do ponto de vista da conduta e do comportamento do primeiro-ministro”, corroborou Pedro Duarte.
“O primeiro-ministro tem, desde o início, apesar de um conjunto momentos em que se tenta atacar a sua integridade, uma conduta à prova de bala. Desse ponto de vista, está muito tranquilo e confortável. Saberá escolher o momento próprio e adequado para falar ao país”, afirmou o governante à imprensa, negando que Luís Montenegro esteja em silêncio sobre o assunto.
Pedro Duarte ressalvou que a transparência “é muito importante”, sobretudo no exercício de funções públicas, em que se está “em permanente escrutínio” e com a obrigação de esclarecer. Porém, defende que o primeiro-ministro “não tem de passar 24 horas a dar esclarecimentos”, até porque está prestes a aterrar em Brasília para a 14.ª Cimeira Luso-Brasileira.
O Chega entregou esta terça no parlamento uma moção de censura ao Executivo por considerar que recaem sobre Luís Montenegro “suspeitas gravíssimas de incompatibilidade” no exercício de funções públicas.
Na moção de censura “Pelo fim de um Governo sem integridade, liderado por um primeiro-ministro sob suspeita grave”, entregue à Assembleia da República, o partido liderado por André Ventura alerta para um “cenário de total e generalizada descredibilização do Governo e do primeiro-ministro”, que deve resultar na demissão do Governo minoritário PSD/CDS-PP.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Moção de censura é manobra de diversão do Chega”, diz Governo
{{ noCommentsLabel }}