Catarina Franco Madeira, sócia fundadora da Franco Zibaia, fez um balanço dos quatro anos de atividade do escritório. Admite que equacionam expandir-se para outras cidades, mas não para já.
No mercado há cerca de quatro anos, a Franco Zibaia perspetiva “crescer substancialmente” nos próximos tempos, quer em pessoas e clientes, quer em áreas de atuação. “Isto, por uma razão simples: acreditamos que há lugar para a nossa visão da advocacia e para a nossa forma de estar no mercado”, refere a sócia fundadora Catarina Franco Madeira.
Assim, o escritório pretende chegar a mais pessoas e tenciona continuar a crescer “orgânica” e “sustentadamente”. Questionada se pretendem expandir-se para outras cidades em Portugal, a sócia revela que é algo que equacionam, mas não para já. “Em todo o caso, a nossa localização física [Lisboa] não tem sido, de modo algum, um obstáculo a que prestemos os nossos serviços noutras regiões do País, e até a clientes baseados noutros países e continentes”, refere.
Uma coisa é certa, o principal desafio que enfrentam atualmente são as chamadas “dores de crescimento”. “Neste momento, as perspetivas de expansão do escritório para outras áreas de negócio e de atuação têm ocupado muito do nosso tempo, mas todos estes são desafios que agarramos com gosto”, sublinha.
Ainda assim, a sócia garante que os objetivos do escritório estão a ser superados. “Temos clientes de que nos orgulhamos muito, alguns de enorme dimensão, outros de média, outros pessoas singulares. Mas todos eles nos desafiam diariamente e fazem querermos superar-nos em criatividade e qualidade. Além disso, quando olhamos para o futuro que se avizinha, vemos grandes oportunidades e um percurso que se adivinha ainda mais cheio de desafios, conquistas e superação”, acrescenta.
Expansão não é para já
A Franco Zibaia está no mercado há cerca de quatro anos e o balanço é “extremamente positivo”, estando a firma a atingir, e até superar, os objetivos. “Depois de um período de cerca de dois anos de construção das bases, da cultura e dos objetivos do escritório, iniciámos há cerca de dois anos uma fase de crescimento e consolidação da nossa atividade, que continua em curso”, revela Catarina Franco Madeira.
À Advocatus, a sócia fundadora garante que neste momento a firma está num período de afirmação como uma “equipa forte”, sobretudo nas áreas de Direito Público e da Energia. Mas adianta: “com muitas outras [áreas] na mira”.
“A Franco Zibaia é, na génese, um escritório especializado em Direito Público e Energia, áreas que representam, neste momento, a parte de leão da nossa atividade. São as áreas em que eu própria e o meu sócio nos movemos com maior facilidade e expertise, tendo em conta os nossos percursos profissionais, seja na advocacia, seja em funções públicas, seja em instituições internacionais”, explica.
A sócia sublinha que têm estado focados em áreas de Direito específicas, quase todas conexas com o Direito Público e Regulatório, com uma “aposta clara” na Contratação Pública, na Energia e na área do digital e das startups.
“Temos inscrito no nosso ADN o objetivo de assegurar sempre o nível de qualidade que estabelecemos como referência e isso aplica-se também a outras áreas de prática do escritório: só nos expandiremos quando esse nível de qualidade puder ser assegurado”, adianta.
Recentemente, o escritório contratou Mónica Lemos por sentir a necessidade de uma maior especialização na vertente de Ambiente e do Ordenamento do Território, permitindo assim uma ampliação da oferta para os campos do Direito do Urbanismo, Ambiente, proteção de dados e whistleblowing. “O mesmo poderá acontecer – e acontecerá provavelmente – com outras áreas. Em qualquer caso, os requisitos para esta expansão passarão sempre por assegurar que o crescimento faça sentido e que seja compatível com o nosso posicionamento no mercado”, acrescenta.
Uma firma de pessoas
Com seis advogados, a Franco Zibaia afirma-se como uma sociedade de “pessoas”, garantindo que tanto os clientes como os colaboradores alcançam os seus objetivos e estão realizados.
“Somos uma sociedade de hoje: queremos sempre estar na vanguarda das melhores formas de trabalhar e não temos medo de mudar para assegurar esse objetivo. Finalmente, exigimos que o trabalho que sai do escritório tenha sempre associado um selo de qualidade e de excelência. Trabalhamos para deixarmos a nossa marca no mercado da advocacia e conseguimos destacar-nos pela forma como prestamos serviços aos nossos clientes. Nunca estamos satisfeitos. Somos o escritório “extra mile””, revela Catarina Franco Madeira.
No mercado de advocacia definem-se, assim, como um escritório que presta serviços de “elevada qualidade”, procurando pôr o foco em ajudar os clientes a atingir os seus objetivos e a resolver “eficazmente” os seus problemas.
“Queremos também ser o escritório com quem os clientes falam a língua deles. Não lhes queremos ensinar Direito. Preferimos ser nós a aprender como interpretar e compreender as suas preocupações e ambições”, conclui.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Crescer substancialmente”. Esta é a perspetiva da Franco Zibaia para o futuro
{{ noCommentsLabel }}