Porto Business School lança curso de gestão de talento para o futuro
Aulas da nova pós-graduação em gestão estratégica do talento "para a próxima era" arrancam em maio. Duram seis meses e incluem, nomeadamente, sessões remotas, formação em sala de aula e "coaching".
A Porto Business School estreia em maio uma pós-graduação de seis meses focada na gestão estratégica de talento “para a próxima era”. Em declarações ao ECO em primeira mão, os diretores do programa, Angela Lane e Sergy Gorbatov, salientam que há várias mudanças à espreita no mercado de trabalho — da inteligência artificial generativa ao envelhecimento da força de trabalho — para as quais é preciso preparar quem gere o talento dentro das empresas.

“Ao longo dos últimos dez anos, a gestão de talento evoluiu de um enfoque limitado na identificação e retenção de colaboradores de alto desempenho para uma estratégia holística. Os anos mais recentes têm sublinhado que o desempenho não se resume à excelência individual, mas também à interação do talento com a cultura organizacional, estrutura e práticas de trabalho modernas“, começam por diagnosticar os responsáveis.
Já quanto à próxima década, Angela Lane e Sergy Gorbatov, destacam os “avanços tecnológicos rápidos” e as alterações nas dinâmicas da força de trabalho.
“A inteligência artificial generativa está a surgir como um potencial transformador, com promessas de automatizar tarefas rotineiras e questionar os planos tradicionais de sucessão. Estima-se que até 22% dos empregos possam ser afetados até 2039 e que 60% das habilidades dos trabalhadores precisem de rápida requalificação”, sublinham os diretores.
Por outro lado, esperam-se mudanças nos próprios comportamentos dos colaboradores, apontam os mesmos: 75% da Geração Z não prevê uma carreira de tempo integral vitalícia, ao mesmo tempo que haverá um aumento de uma força de trabalho mais velha.
São mudanças que “exigem estratégias de gestão de talentos mais flexíveis, ágeis e continuamente adaptativas“, entendem Angela Lane e Sergy Gorbatov.
Foi com base nestas mudanças, que estão à espreita, que a Porto Business School decidiu criar a pós-graduação “Strategic talent management for the next era“, cujo conteúdo, adiantam os diretores, irá centrar-se na “elaboração de estratégias integradas de talento, que utilizam análises de capital humano e tecnologias emergentes”.
Os participantes irão aprender a sincronizar a gestão de talentos com o desempenho dos negócios, abordando ao mesmo tempo as mudanças geracionais, o trabalho à distância e a necessidade de uma rápida alocação de recursos.
“Os participantes irão aprender a sincronizar a gestão de talentos com o desempenho dos negócios, abordando ao mesmo tempo as mudanças geracionais, o trabalho à distância e a necessidade de uma rápida alocação de recursos”, detalham Angela Lane e Sergey Gorbatov.
O curso que será lecionado em inglês, terá a duração de seis meses (distribuídos por três períodos bimestrais) e terá um modelo híbrido, isto é, vai combinar sessões presenciais no Porto com módulos online. Será também disponibilizado coaching pessoal.
Além de oferecer “ferramentas práticas”, esta pós-graduação — que implica um investimento de cerca de 9.500 euros — vai também proporcionar “oportunidades de networking que auxiliam na conversão de novas ideias em estratégias de talentos eficazes”, assinalam os responsáveis.
Este programa, convém ainda explicar, dirige-se, especificamente, a “líderes de recursos humanos, executivos de topo e líder empresariais responsáveis por definir estratégias de talento, assim como profissionais que desejem assegurar a resiliência das suas organizações num mercado em constante mudança”. As candidaturas ainda estão abertas (decorrem online).
Angela Lane e Sergey Gorbatov são especialistas internacionais na área da gestão de talento, ambos “com vasta experiência em multinacionais e autores de livros de referência sobre o tema”, enfatiza a faculdade mencionada.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Porto Business School lança curso de gestão de talento para o futuro
{{ noCommentsLabel }}