SEAentia levanta 16 milhões para aquacultura de corvina em Peniche
Reforçar equipa, de seis para 28, e avançar para a construção de uma aquacultura no Porto de Peniche, com capacidade de produção de 700 toneladas ano, estão entre os objetivos desta injeção de capital
A SEAentia, empresa, especializada em aquacultura de corvina utilizando Sistemas de Aquacultura em Recirculação (RAS) situados em terra, levantou 16 milhões de euros para reforçar equipa e avançar para a construção de uma aquacultura no Porto de Peniche, com capacidade de produção de 700 toneladas ano.
O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, e o presidente francês, Emmanuel Macron, vão esta sexta-feira presidir à assinatura deste acordo de investimento, durante o seminário económico Portugal-França, que decorre no Palácio da Bolsa, no Porto.
“A SEAentia tem sete anos de vida, tendo dedicado esse tempo a I&D para aperfeiçoamento dos protocolos e procedimentos de produção de corvina em RAS, visto ser a primeira empresa à escala mundial a fazê-lo”, diz João Rito. “Atualmente, já temos dados e experiência para avançar com a implementação de um projeto com escala comercial, ou seja, que produzirá corvinas de alta qualidade e de forma sustentável para fornecer os mercados”, começa por referir João Rito, presidente da SEAentia, ao ECO.
Esta injeção de capital irá permitir a “construção de uma unidade totalmente nova com a tecnologia mais avançada de produção RAS, que será construída no porto de pesca de Peniche. Um edifício com 8.750 m2 e capacidade de produção de 700 toneladas de corvina por ano“, adianta o responsável.
A aposta passa igualmente pelo reforço da equipa, atualmente de seis pessoas, para 28 pessoas.
Esta injeção de capital conta com o contributo do fundo Indico Blue, da Indico Capital Partners — um fundo de 50 milhões de euros focado na economia azul — e do Programa Mar2030, podendo o mesmo vir a ser reforçado em mais oito milhões de euros.
“Este investimento na SEAentia leva o total de investimentos da Indico a mais de 100 milhões de Euros desde 2019, representando um marco histórico para a Indico e consolidando o seu papel como um dos principais investidores em projetos inovadores e sustentáveis na Europa”, diz Stephan de Moraes, Presidente da Indico Capital Partners, citado em comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
SEAentia levanta 16 milhões para aquacultura de corvina em Peniche
{{ noCommentsLabel }}