“Passo de gigante.” Carro elétrico na Autoeuropa vai “atrair novos fornecedores” da Volkswagen para Portugal

A Autoeuropa conquistou a produção de um carro elétrico, assegurando o seu futuro "por muitos anos", numa importante decisão para a economia portuguesa que permitirá captar mais investimento.

É oficial: o ID. EVERY1 da Volkswagen será fabricado em PortugalVolkswagen Group

A Volkswagen e o Governo português confirmaram oficialmente esta terça-feira que a fábrica da Autoeuropa em Palmela, Setúbal, foi a escolhida pelo grupo para produzir o novo automóvel elétrico da marca, uma importante decisão para o futuro da economia portuguesa, há muito aguardada. O modelo que será fabricado no país chama-se ID. EVERY1, com lançamento previsto para 2027 e um preço indicativo de 20 mil euros na Alemanha.

“A Volkswagen Autoeuropa foi escolhida para produzir o ID. EVERY1, um veículo elétrico inovador, concebido na Europa para a Europa”, lê-se no anúncio divulgado pela administração da fábrica. O “modelo de entrada de gama” combina “um design desportivo, um interior funcional e tecnologia digital avançada”, acrescenta a empresa, sendo um de quatro veículos elétricos da Volkswagen “assentes na moderna plataforma modular elétrica com tração dianteira”.

Reagindo à decisão, o Ministério da Economia congratulou-se com o anúncio da empresa alemã, porque “assegura o futuro” da fábrica portuguesa, campeã das exportações nacionais e que valeu 1,3% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional em 2023. A escolha da Autoeuropa deverá também “atrair novos fornecedores” da Volkswagen para Portugal, espera o gabinete do ministro Pedro Reis, bem como novos players no cluster automóvel de veículos elétricos.

“De uma assentada, a economia portuguesa conquista a garantia de produção de um novo veículo elétrico, que assegura o futuro da unidade de Setúbal de uma fábrica de nova geração da Volkswagen, e de uma enorme cadeia de valor de fornecedores nacionais, por muitos anos”, diz o ministro da Economia, num dia que coincide com a votação de uma moção de confiança no Parlamento, da parte da tarde, que deverá ser chumbada pelo PS e conduzir à queda do Governo.

O novo ID. EVERY1 da Volkswagen será fabricado em PortugalVolkswagen

Para a Autoeuropa, que no final do ano passado tinha 4.842 trabalhadores, a notícia não representa só a conquista da produção do novo elétrico, mas sim a conversão da unidade de Palmela numa “fábrica eletrificada de nova geração e a adoção de processos de produção e logísticos, bem como a assemblagem robotizada de sistemas de baterias”, indica o Ministério da Economia.

“A fábrica de Palmela vai tornar-se mais eficiente e capaz de competir com fabricantes mundiais, alinhando a empresa, e Portugal, com os objetivos climáticos europeus de neutralidade carbónica, num cenário em que a União Europeia está a limitar a produção de carros a combustão e híbridos”, aponta também o gabinete de Pedro Reis, que fala num investimento “da ordem de várias centenas de milhões” de euros, sem indicar um valor exato.

Entretanto, a Comissão de Trabalhadores da fábrica disse ao ECO ter sido “informada oficialmente da decisão” nesta terça-feira de manhã, 11 de março, considerando-a “determinante para o futuro da fábrica e dos seus trabalhadores”. “Este novo produto permite olhar para um futuro em que a confiança e estabilidade são uma realidade mais próxima, não apenas no presente da fábrica, mas também para as novas gerações de trabalhadores”, aponta, numa nota divulgada após a confirmação.

No entanto, apesar de reconhecer o “momento de celebração”, o organismo coordenado por Rogério Nogueira diz manter-se atento “aos desafios que a eletrificação automóvel traz para o setor” e para a fábrica. “A transição para os veículos elétricos exige um planeamento cuidadoso de modo a garantir que esta nova fase seja marcada por um crescimento sustentável. Estes novos modelos (T-Roc NF e ID.1) têm de significar uma janela de oportunidade para implementação de novos processos produtivos para uma resposta na melhoria das condições de trabalho”, acrescenta.

Citado em comunicado, o CEO da Autoeuropa, Thomas Hegel Gunther, agradece “o apoio do Governo de Portugal” por ter proporcionado à empresa “as melhores condições para atrair este novo projeto para o país”. O gestor não concretiza, no entanto, que condições concretas foram proporcionadas pelo Governo português para a captação do novo modelo elétrico do grupo para o país.

A Autoeuropa produziu 236.100 automóveis no ano passado, com 99% da produção destinada à exportação, e fechou 2024 com um volume de negócios de 3,8 mil milhões de euros, segundo a própria empresa.

Fotogaleria: Veja as primeiras imagens do ID. EVERY1

A indústria automóvel europeia vive um período bastante conturbado. Tem tido dificuldades em competir com as marcas chinesas e enfrenta o cenário de novas e pesadas tarifas aduaneiras por parte da nova Administração Trump nos EUA. Esta terça-feira foi também o dia em que a Volkswagen apresentou resultados anuais que revelaram uma quebra de 32,8% dos lucros em 2024, para 10.721 milhões de euros.

A vinda de um carro elétrico para a fábrica portuguesa da Volkswagen acontece ainda poucos meses depois de o grupo alemão ter suscitado, pela primeira vez, a hipótese de vir a fechar fábricas na Alemanha para reduzir custos. Porém, em dezembro, a empresa chegou a um acordo com um sindicato para evitar esse desfecho, mas prevendo a redução de mais de 35 mil empregos na Alemanha de uma “forma socialmente responsável” até 2030, permitindo poupar uns 15 mil milhões de euros à empresa, segundo a BBC.

A informação sobre a conquista de um carro elétrico pela Autoeuropa foi noticiada primeiro, na segunda-feira à tarde, pelo site especializado Razão Automóvel.

(Notícia atualizada pela última vez às 10h30)

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