Cartões Andante vão poder ser comprados e validados diretamente na app Via Verde

Via Verde e Transportes Metropolitanos do Porto vão alargar “a curto prazo” o serviço à compra e validação direta de bilhetes na app, prevendo integração com estacionamento ou portagens.

Os títulos de transporte Andante, incluindo passes municipais, metropolitanos e viagens ocasionais, já podem ser carregados diretamente através da app Via Verde. A nova funcionalidade, de adesão gratuita e que pode ser usada em smartphones com sistema android ou iOS, vai ser apresentada esta sexta-feira na estação de metro do Campo 24 de Agosto.

Para fazer o carregamento dos novos cartões usando a app, basta encostar o cartão Andante à parte de trás do telemóvel e selecionar o título desejado, num “processo seguro, rápido e intuitivo”. A “curto prazo”, a Via Verde e a recém-criada Transportes Metropolitanos do Porto (TMP) vão alargar o serviço à compra e validação direta de bilhetes na app, eliminando a necessidade de suportes físicos.

Na convocatória para o evento em que vai ser demonstrada a nova funcionalidade e que contará com as presenças do CEO da Via Verde, Eduardo Ramos, e do presidente da TMP, Marco Martins, adiantam ainda que está também prevista a integração desta funcionalidade com outros serviços da Via Verde, como estacionamento, portagens e carregamento de veículos elétricos, “consolidando a plataforma como uma solução única de mobilidade”.

“O objetivo desta parceria é reforçar a simplicidade, segurança e eficiência no acesso à mobilidade inteligente e sustentável, alinhado com a estratégia de desmaterialização de pagamentos no setor dos transportes” para os utilizadores da Área Metropolitana do Porto, salienta na mesma nota a Via Verde, que pretende “[continuar] a ser o facilitador da mobilidade, dentro e fora do carro em todo o país”.

A Metro do Porto prorrogou por três meses o contrato de subconcessão com o operador ViaPorto, do grupo Barraqueiro, pelo valor de 10,9 milhões de euros. O concurso da nova subconcessão, que prosseguirá o modelo de parceria público-privada, será decidido pelo próximo Governo, que também terá de nomear a nova administração da empresa, esclareceu o Ministério das Infraestruturas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cartões Andante vão poder ser comprados e validados diretamente na app Via Verde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião