BRANDS' CAPITAL VERDE “Eletricidade gratuita” nas novas construções é requisito?

  • Conteúdo Patrocinado
  • 9 Abril 2025

A energia solar está a tornar-se essencial nas novas construções. Além de reduzir custos, promove sustentabilidade e pode aumentar o valor dos imóveis desde a fase do projeto.

Com a crescente exigência de soluções mais sustentáveis no setor da construção, a integração de sistemas fotovoltaicos em novas edificações está a tornar-se uma prática cada vez mais comum — e, em muitos casos, obrigatória. A energia solar, muitas vezes chamada de “eletricidade gratuita”, é um recurso com potencial para redefinir o modo como se consome e produz energia a partir de casas e edifícios.

A utilização de painéis solares, telhados solares (que integram as células fotovoltaicas diretamente na cobertura do edifício) e sistemas de armazenamento permitem não só uma maior eficiência energética, como também a possibilidade de reduzir significativamente a dependência da rede elétrica tradicional.

Para os consumidores, esta independência representa uma poupança real na fatura de eletricidade e proteção face à volatilidade dos preços da energia. Já para promotores e investidores, a incorporação desta solução pode representar um diferencial competitivo, com impacto direto na valorização do imóvel.

Além dos benefícios económicos, os ganhos ambientais são evidentes: menor pegada de carbono, utilização de uma fonte limpa e renovável e contribuição direta para os objetivos de neutralidade climática.

Neste cenário, empresas com experiência no setor energético desempenham um papel essencial. A Voltalia, especialista em energias renováveis, disponibiliza soluções chave na mão para novas construções, garantindo a instalação eficiente de sistemas fotovoltaicos — tanto em projetos residenciais como em empreendimentos de maior escala.

As suas soluções incluem desde o autoconsumo de energia com painéis solares, até carports solares para grandes espaços, maximizando o uso da energia limpa gerada. Além disso, a empresa também tem baterias de armazenamento para aumentar a independência energética, permitindo o uso da energia gerada mesmo após o pôr-do-sol.

Com presença em vários mercados e um histórico sólido em energia solar, a Voltalia posiciona-se como parceira estratégica na transição energética, ajudando promotores, construtores e consumidores a preparar-se para um futuro onde a eletricidade limpa e acessível é parte integrante da construção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Eletricidade gratuita” nas novas construções é requisito?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião