União Europeia suspende por 90 dias tarifas de retaliação aos EUA após decisão de Trump

Bruxelas responde à pausa de Trump nas tarifas com abertura ao diálogo, mas avisa que as contramedidas estão prontas caso as conversas falhem.

A guerra comercial entre a União Europeia e os EUA pode ter encontrado uma pausa estratégica. Após o anúncio surpreendente de Donald Trump na quarta-feira, suspendendo por 90 dias a aplicação de tarifas recíprocas sobre a maioria dos seus parceiros comerciais, a União Europeia seguiu o mesmo caminho.

De acordo com um porta-voz da Comissão Europeia citado pela Reuters, a União Europeia anunciou a suspensão temporária das suas tarifas de retaliação a partir de 15 de abril, lançando igualmente uma mensagem é clara: “Estamos prontos para negociar, vamos conversar”, referiu fonte do bloco europeu.

“Queremos dar uma oportunidade às negociações” refere esta quinta-feira Ursula von der Leyen num post na sua conta da rede social “X”, sublinhando ainda que “enquanto finalizamos a adoção das contramedidas da UE, que receberam um forte apoio dos nossos Estados-Membros, vamos suspendê-las durante 90 dias.”

Contudo, a presidente da Comissão Europeia sublinha que “se as negociações não forem satisfatórias, as nossas contramedidas entrarão em vigor”, salientando ainda que “prosseguem os trabalhos preparatórios sobre novas contramedidas”.

A decisão da União Europeia surge num momento em que as tensões comerciais transatlânticas atingiram o pico. Na semana passada, Trump impôs tarifas de 20% sobre quase todas as importações europeias e ameaçado novas medidas sobre automóveis e outros bens.

Em resposta, os Estados-membros do bloco europeu aprovaram esta quarta-feira um pacote de contramedidas de 26 mil milhões de euros repartido em duas fases, que inclui tarifas retaliatórias de até 25% sobre bens norte-americanos, incluindo produtos agrícolas e industriais. Estas medidas estavam programadas para entrar em vigor já na próxima semana.

Contudo, o anúncio de Trump de suspender as tarifas por três meses abriu uma janela para negociações. Fontes diplomáticas europeias indicaram que a suspensão das contramedidas pela União Europeia visa criar espaço para o diálogo, sem abdicar da pressão sobre Washington.

Apesar do tom conciliatório, as negociações estão longe de ser garantidas. Von der Leyen reiterou que “todas as opções permanecem em cima da mesa” e que o trabalho preparatório para novas contramedidas continua. A suspensão das tarifas por ambas as partes é vista como um movimento estratégico mais do que um sinal definitivo de resolução.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

União Europeia suspende por 90 dias tarifas de retaliação aos EUA após decisão de Trump

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião