Comissão Europeia quer apresentar acordo com Mercosul até ao final do verão
Bruxelas irá contactar todos os Estados-membros "para discutir com eles" o que considera ser os méritos claros do acordo UE-Mercosul de um ponto de vista económico e geopolítico.
A Comissão Europeia conta apresentar até ao fim do verão uma proposta sobre o acordo entre a União Europeia (UE) e o Mercosul (Mercado Comum do Sul) aos colegisladores, o Parlamento Europeu e o Conselho, foi anunciado esta quinta-feira.
“A nossa intenção é a de apresentar a proposta aos colegisladores antes do fim do verão“, disse o porta-voz do executivo comunitário para o Comércio, Olof Gill, que respondia a questões dos jornalistas na conferência de imprensa diária da Comissão.
Os textos jurídicos da parceria UE-Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) estão a ser analisados, tendo Olof Gill confirmado que “a verificação legal [do documento] está, de facto, a decorrer“, com o executivo a sinalizar querer que “seja rigorosa”.
O porta-voz adiantou também que a Comissão Europeia irá contactar todos os Estados-membros “para discutir com eles” o que considera ser “os méritos muito, muito claros do acordo UE-Mercosul de um ponto de vista económico e geopolítico”.
O executivo comunitário garantiu também que todas as preocupações das capitais dos 27 do bloco europeu serão ouvidas, sublinhando que estão garantidas “todas as salvaguardas necessárias, por exemplo, em questões agrícolas sensíveis”.
A líder da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e os presidentes dos quatro países do Mercosul concluíram em 06 de dezembro de 2024 as negociações sobre um acordo de parceria entre os dois blocos.
Com a forte oposição de países como a França e a Irlanda, o acordo ganhou recentemente visibilidade no âmbito das tarifas adicionais que a Casa Branca (presidência dos Estados Unidos) quer impor às importações da UE.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Comissão Europeia quer apresentar acordo com Mercosul até ao final do verão
{{ noCommentsLabel }}