Ivirma promove debate global sobre medicina reprodutiva no 11º Congresso Internacional realizado em Barcelona
O Congresso reunirá 1.400 especialistas e instituições académicas de 58 países para debater os últimos avanços científicos em fertilidade, embriologia, genética reprodutiva e IA.
De 24 a 26 de abril, Barcelona acolherá a décima primeira edição do Congresso Internacional Ivirma, o terceiro congresso mais importante do mundo em termos de números e de divulgação científica no domínio da reprodução humana assistida.
O evento, organizado pela Ivirma Global, reunirá especialistas internacionais em fertilidade, embriologia, genética reprodutiva e inteligência artificial aplicada à reprodução humana. O congresso realiza-se num contexto em que a Espanha se consolidou como um dos países europeus com maior volume de tratamentos de reprodução assistida e com uma participação notável na investigação clínica e no desenvolvimento de novas técnicas. De acordo com dados do setor, cerca de 11% dos nascimentos no país estão relacionados com algum tipo de tratamento reprodutivo.
O Professor Antonio Pellicer, Presidente Executivo do Conselho de Administração da Ivirma Global e um dos maiores especialistas mundiais em medicina reprodutiva, explica que “a medicina reprodutiva está a avançar muito rapidamente, mas deve fazê-lo com solidez científica e com uma reflexão constante sobre os aspetos bioéticos envolvidos”. De acordo com Pellicer, congressos como este “permitem partilhar a evidência científica e lançar as bases para uma prática médica mais precisa e segura”.
Da mesma forma, o Dr. Agustín Ballesteros, diretor do IVI Barcelona e do comité organizador do congresso, sublinha a importância de “continuar a investigação em áreas como a vitrificação de óvulos, os meios de cultura personalizados e as novas abordagens terapêuticas da infertilidade masculina, onde ainda existem desafios clínicos importantes”.
ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR
Ao longo de três dias, profissionais de várias disciplinas vão abordar os últimos avanços científicos e os desafios éticos, clínicos e tecnológicos do setor. Entre os temas em destaque estarão a utilização da inteligência artificial na seleção de gâmetas e embriões, os fatores metabólicos que influenciam o desenvolvimento embrionário e as novas linhas de investigação centradas no tratamento da infertilidade masculina grave utilizando células estaminais.
Por seu lado, Javier Sánchez-Prieto, CEO da IVI RMA Global, salienta que “nos próximos dias, Barcelona será o ponto de encontro dos principais líderes do setor, refletindo o papel que Espanha tem assumido no desenvolvimento e aplicação de tratamentos reprodutivos de alta complexidade”. Na sua opinião, “a colaboração internacional é fundamental para enfrentar os desafios futuros neste domínio”.
Estes dados indicam que a Espanha se tornou um dos principais destinos dos pacientes internacionais que procuram tratamentos de fertilidade. Os fatores que explicam esta tendência são o quadro jurídico atual, as infra-estruturas clínicas e a experiência acumulada pelos profissionais do setor.
CONGRESSO DE REFERÊNCIA
Durante três dias, Barcelona acolherá 1400 especialistas e instituições académicas de 58 países que debaterão o futuro de uma disciplina médica que, segundo os seus organizadores, combina alta tecnologia com uma dimensão profundamente humana. Entre eles, contam-se o Dr. Alan Stewart Penzias, especialista em endocrinologia reprodutiva, o Dr. James M. Hotaling, urologista especializado em infertilidade masculina e células estaminais, e o Dr. Denny Sakkas, embriologista com uma vasta experiência em FIV clínica e investigação reprodutiva, com mais de 200 publicações no domínio da fertilização.
Outros participantes notáveis incluem o Dr. Alan Penzias (Boston IVF, Universidade de Harvard, EUA), a especialista em psicologia Dra. Jackie Boivin (Universidade de Cardiff, Reino Unido), o Dr. Emre Seli (Universidade de Yale, EUA), o Dr. Craig Niederberger (Universidade Northwestern, EUA, especialista em infertilidade masculina) e o Dr. Jim Hotaling (Universidade de Utah, EUA, especialista em células estaminais).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ivirma promove debate global sobre medicina reprodutiva no 11º Congresso Internacional realizado em Barcelona
{{ noCommentsLabel }}