Lagarde espera que Trump não afaste o presidente da Fed. “Estamos os dois habituados à pressão política”

Presidente do BCE não antecipa uma recessão na economia europeia e disse que há espaço para EUA e Europa negociarem as tarifas. Quanto ao impacto na inflação, é cedo para avaliar.

“Espero bem que não… Espero que não seja um risco”. Foi desta forma que a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, reagiu, quando questionada sobre a possibilidade de o presidente norte-americano Donald Trump despedir Jerome Powell, o presidente da Reserva Federal dos EUA, e se essa saída seria um risco para os mercados. Sobre a economia europeia, Lagarde afasta uma recessão na região e estima que a inflação no euro chegue à meta de 2% ainda este ano.

Depois de vários dias marcados pelo ataque de Trump a Powell, com o republicano a pressionar o presidente da Fed a baixar juros, com ameaças diretas caso este não faça o que o presidente dos EUA quer, Christine Lagarde disse, em entrevista à CNBC que não gostaria de comentar o impacto de um evento que espera que “não esteja em cima da mesa”.

O presidente da Fed adiantou recentemente que as tarifas anunciadas por Trump são “significativamente maiores do que o esperado” e que irão acelerar a inflação e travar a economia, criando incerteza sobre o rumo das taxas de juro. “É demasiado cedo para dizer qual será o caminho apropriado para a política monetária”, avisou Powell.

A postura do banco central norte-americano não tem agradado a Trump, que já avisou Powell diversas vezes para cortar juros e disse mesmo que não vê a hora para o seu mandato terminar, adiantando mesmo que poderia despedir Powell, afirmações que aceleraram um sell-off nos mercados, com os investidores a recearem que esteja em causa a independência da Fed.

“Nós estamos os dois habituados à pressão política, de uma forma ou de outra”, considerou Lagarde. “Tenho imenso respeito pelo trabalho que ele faz, pela sua lealdade ao cargo e por ser o mais diligente e disciplinado possível para cumprir o seu mandato. Para ele, eu acho, e tenho certeza de que, assim como para mim, o mandato é a nossa bússola. Temos que cumprir nosso mandato”, afirmou ainda a presidente do BCE.

O BCE voltou a cortar juros na semana passada para 2,25%, num momento que a taxa de inflação continua a caminhar para o objetivo de 2%. Uma meta que, diz Lagarde, deverá ser alcançada ainda este ano. Segundo a presidente do BCE, a inflação em 2025 deverá situar-se em 2,1%.

Quanto às tarifas, Lagarde considera que o impacto no índice de preços ainda terá que ser avaliado, afastando uma recessão na região. Num momento em que ainda se mantém a interrupção de 90 dias nas tarifas recíprocas, para dar tempo para negociações, a responsável defende que há “espaço para negociações”.

“Está na natureza dos decisores políticos quererem sentar-se e discutir os seus casos e apontar os seus imperativos, as suas linhas vermelhas, as suas vulnerabilidades, e tenho a certeza de que pode haver um diálogo“, sustentou.

A presidente do BCE referiu ainda que discorda da visão de Trump de que a UE trata os EUA de forma injusta no comércio devido ao seu excedente de bens, observando que a relação também abrange serviços e investimento estrangeiro direto.

“Há muito interesse mútuo” entre os EUA e a Europa, disse ela. “Pode haver setores em que negociações sérias precisem ser feitas, mas é como sempre com o comércio… não é apenas de um lado, é de ambos os lados”, rematou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lagarde espera que Trump não afaste o presidente da Fed. “Estamos os dois habituados à pressão política”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião