Powell avisa que tarifas de Trump vão acelerar inflação e travar economia

"CORTA AS TAXAS DE JURO, JEROME", instou Donald Trump. Mas o presidente da Fed avisa que as tarifas vão causar uma inflação mais persistente e que o rumo da política monetária é incerto neste momento.

O presidente da Reserva Federal americana, Jerome Powell, alertou esta sexta-feira que as tarifas anunciadas por Trump são “significativamente maiores do que o esperado” e que irão acelerar a inflação e travar a economia, criando incerteza sobre o rumo das taxas de juro.

“É demasiado cedo para dizer qual será o caminho apropriado para a política monetária”, avisou Powell. Porém, sabe já que as tarifas anunciadas por Trump superaram largamente as expectativas e “o mesmo será verdade para os efeitos económicos, que inclui inflação mais elevada e um crescimento mais lento“, acrescentou.

“A dimensão e a duração destes efeitos permanecem incertas. As tarifas muito provavelmente irão gerar uma subida temporária da inflação, mas é também possível que os efeitos sejam mais persistentes“, admitiu.

"A dimensão e a duração destes efeitos permanecem incertas. As tarifas muito provavelmente irão gerar uma subida temporária da inflação, mas é também possível que os efeitos sejam mais persistentes.”

Jerome Powell

Presidente da Fed

“CORTA AS TAXAS DE JURO, JEROME”

Momentos antes da intervenção do líder da Fed, o Presidente americano instou Powell a agir imediatamente. “É a altura perfeita para o presidente da Fed Jerome Powell cortar as taxas de juro. Está sempre ‘atrasado’, mas poderá agora mudar a sua imagem, e rapidamente”, escreveu Trump na sua rede social, acrescentando: “CORTA AS TAXAS DE JURO, JEROME, E PARA DE BRINCAR À POLÍTICA”.

Nós tentamos ficar o mais longe possível do processo político“, atirou Jerome Powell na sua intervenção num evento com jornalistas económicos, em Arlington, nos EUA.

Nesse sentido, enquanto assume que a economia se apresenta numa boa base, assegurou que a Fed vai manter-se focada em manter a inflação sob controlo. “A nossa obrigação é manter as expectativas de inflação a longo prazo ancoradas e garantir que um único aumento do nível de preços não se torne num problema de inflação contínuo”.

Estamos bem posicionados para esperar por um maior clareza antes de considerar qualquer ajustamento da nossa postura de política“, adiantou.

Wall Street agrava perdas

Após as declarações de Powell, Wall Street, que está a reagir em choque ao anúncio das tarifas e contra tarifas dos parceiros comerciais (como a China), agravou as perdas, com o S&P 500 a ceder quase 4% e o Nasdaq a afundar perto de 5%.

Os bancos americanos estão a ser particularmente castigados na sessão desta sexta-feira: Morgan Stanley, Goldman Sachs e JPMorgan Chase afundam mais de 7%.

O setor da tecnologia é novamente arrastado, com a Apple a desvalorizar mais de 5%, a Nvidia a tombar quase 8% e a Tesla a afundar 10%.

(Notícia atualizada às 17h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Powell avisa que tarifas de Trump vão acelerar inflação e travar economia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião