BNP Paribas Cardif: “Estamos a identificar novas áreas de negócio”

François Gazel-Anthoine, recém-nomeado CEO da BNP Paribas Cardif Iberia, revela que a seguradora tem estado concentrada no lançamento bem-sucedido de acordos fechados.

François Gazel-Anthoine, CEO da BNP Paribas Cardif Iberia: “Desde outubro, temos estado concentrados no lançamento bem-sucedido de acordos fechados e no desenvolvimento dos nossos atuais clientes”.

Presente em Portugal desde 1998, a seguradora BNP Paribas Cardif faturou mais de 64 milhões de euros em prémios emitidos no ano passado. Atualmente, integra o top 20 das principais seguradoras nos ramos Vida e Não Vida, sendo líder de mercado no ramo de perdas pecuniárias, onde se destacam os seguros de proteção de pagamentos.

A liderança da operação ibérica passa a estar a cargo de François Gazel-Anthoine. Quase duas décadas depois de ter exercido funções como diretor-geral adjunto da BNP Paribas Cardif Iberia, regressa agora à Península Ibérica para assumir o cargo de CEO da companhia — um desafio que aceitou sem hesitações. À frente da operação, o executivo tem como missão reforçar a presença da companhia através de novos acordos de parceria e da identificação de áreas estratégicas de crescimento. Em entrevista ao ECOseguros, partilha as principais diferenças e semelhanças entre os mercados ibérico e mexicano — onde acumulou experiência como deputy CEO da LATAM e, posteriormente, como CEO no México — e revela os objetivos que traçou para esta nova etapa.

Quais os ramos mais relevantes em Portugal? Em quais apostam?

A área mais importante para a BNP Paribas Cardif em Portugal é o de “Perdas Pecuniárias”, que inclui a nossa proteção ao crédito e o nosso seguro de proteção de pagamentos. Para além destes seguros de proteção, a BNP Paribas Cardif oferece ainda seguros de vida, de doenças críticas (incluindo doenças oncológicas), de acidentes pessoais e de fraude com cartões de crédito.

Dispomos igualmente de uma linha de negócio para a extensão da garantia de dispositivos tecnológicos e eletrodomésticos (por exemplo, telemóveis). Também desenvolvemos em 2024 uma gama de serviços web que acompanham os nossos seguros e que nos permitem aumentar a utilização pelos segurados, o NPS e prestar serviços para gerar valor real para os nossos clientes desde o primeiro minuto de contratação.

Como é que a distribuição é feita? Prevê-se novos canais?

A BNP Paribas Cardif em Portugal trabalha exclusivamente num modelo B2B2C em que a distribuição dos nossos seguros é feita através de parceiros habilitados a vender seguros. Esta estratégia de distribuição engloba vários tipos de canais de distribuição, como os pontos de venda tradicionais, o canal digital, cada vez mais relevante, e o canal telefónico, resultando numa estratégia omnicanal que nos permite direcionar a distribuição para o canal mais relevante para o nosso parceiro e, sobretudo, para os seus clientes.

Em Portugal, têm acordos de distribuição com bancos e empresas de financiamento ao consumo em áreas como a mobilidade, o retalho e os serviços públicos. Chegaram a acordo com mais parceiros ou estão em vias de o fazer?

Desde outubro, temos estado concentrados no lançamento bem-sucedido de acordos fechados e no desenvolvimento dos nossos atuais clientes. No entanto, a ambição do BNP Paribas Cardif em Portugal é continuar a crescer no mercado português, pelo que temos uma estratégia de desenvolvimento que passa tanto pela manutenção de uma forte dinâmica de cultivo da relação com os atuais parceiros, pela identificação de novas áreas de negócio através da inovação constante, como pela procura contínua e sólida de novos negócios que nos permitam cumprir este desígnio do grupo.

O Ex-CEO Pelège tinha previsto lançar uma linha de seguros para telemóveis, já está disponível no mercado?

Os seguros de proteção de equipamentos eletrónicos têm um forte potencial de desenvolvimento, pelo que estamos atentos às oportunidades que possam surgir neste domínio.

Quais são os seus objetivos a curto e longo prazo na empresa?

A estratégia comercial da BNP Paribas Cardif em Portugal consiste em continuar a crescer de forma sustentável nos próximos anos e em ser uma referência para o sucesso dos nossos parceiros. Tanto a curto como a longo prazo, pretendemos ser uma companhia de seguros responsável, criando e concebendo produtos acessíveis que possam melhorar a vida dos nossos clientes, bem como alargar os riscos cobertos pelas nossas garantias.

Neste sentido, estamos focados em continuar a oferecer o melhor serviço aos nossos parceiros que nos permita manter uma posição relevante no mercado segurador português através de parcerias sólidas e duradouras. A curto prazo, estamos focados em tornarmo-nos mais eficientes na criação de valor para os nossos parceiros, contribuindo com produtos inovadores e adaptados às necessidades dos seus clientes. A longo prazo, queremos continuar a desenvolver alianças estratégicas com empresas relevantes no mercado nacional e, assim, consolidar a nossa posição de liderança nos seguros de pagamento e de proteção ao crédito.

Como surgiu a oportunidade de assumir este cargo na seguradora?

Entre 2005 e 2008 estive a trabalhar em Portugal e Espanha como diretor-geral adjunto e quando soube que tinha a oportunidade de regressar a esta área, com a qual me identifico bastante, não hesitei.

Em Portugal a Cardif é mais forte no negócio segurador ou ressegurador?

Embora a atividade seguradora tenha mais peso do que a atividade resseguradora em Portugal, para a BNP Paribas Cardif ambas são fundamentais.

Quais são as principais diferenças e semelhanças entre os mercados de seguros mexicano e ibérico? Quais as diferenças nas operações da Cardif entre os dois países?

Atualmente, a atividade seguradora é cada vez mais internacional. Assim, as principais diferenças entre Portugal e o México estão ligadas às particularidades de ambos os países, como por exemplo o número de habitantes e sobretudo o nível do PIB per capita, que é mais do dobro em Portugal, o que tem impacto nas necessidades dos cidadãos. No entanto, no mercado da banca e do financiamento automóvel, os produtos e os métodos de venda são muito semelhantes.

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