Portugal é o nono país da UE onde mais se trabalha aos fins de semana
Trabalhadores por conta própria trabalham mais aos fins de semana que trabalhadores por conta de outrem, tanto em Portugal, como no conjunto da União Europeia.
Quase um em cada quatro dos trabalhadores portugueses exerce funções regularmente aos fins de semana. De acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Eurostat, Portugal é o nono país da União Europeia onde mais se trabalha aos sábados e domingos. Estes dias são conhecidos na data em que assinala o Dia do Trabalhador.
“Em 2023, 22,4% das pessoas empregadas na União Europeia trabalharam frequentemente aos fins semana“, informa o gabinete de estatísticas, numa nota publicada esta manhã.
Os dados mostram, porém, que há variações significativas entre os Estados-membros. Enquanto, na Grécia, 32,3% dos trabalhadores por conta de outrem exerceram funções com frequência aos sábados e domingos, na Lituânia só 3% estiveram nessa situação.
E em Portugal? Por cá, cerca de 20% dos empregados trabalharam frequentemente aos fins de semana, valor que ficou acima da média comunitária (os tais 22,4%) e foi, assim, um dos mais elevados entre os vários Estados-membros.
Por outro lado, o Eurostat destaca que, no conjunto da União Europeia, os trabalhadores por conta própria tendem a trabalhar mais aos fins de semana do que os por conta de outrem. “Enquanto 19,2% dos empregados trabalharam frequentemente aos fins de semana, este foi o caso para 46,7% dos trabalhadores independentes com empregados e para 37,8% dos trabalhadores independentes sem empregados”, detalha o gabinete de estatísticas.
Em Portugal, essa também é a tendência. Conforme já referido, 20% dos empregados trabalharam com regularidade aos sábados e domingos, o que compara com cerca de 45% dos trabalhadores por conta própria com empregados.
Quanto aos setores onde o trabalho aos fins de semana na União Europeia, destaque para a agricultura, florestas e pescas (49,5% dos trabalhadores), serviços e vendas (48,9%) e pessoas com ocupações elementares, isto é, nomeadamente, trabalhadores de limpeza, estafetas, e trabalhadores de armazéns (26,7%).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal é o nono país da UE onde mais se trabalha aos fins de semana
{{ noCommentsLabel }}