Apagão “acende” preços de mercado da eletricidade. Portugal paga quatro vezes mais que Espanha esta segunda-feira
O preço médio ao qual a eletricidade é vendida esta segunda-feira, em Portugal, é cerca de quatro vezes superior ao registado na vizinha Espanha.
O apagão sentido no início da semana passada ainda se faz notar, mas agora através dos preços de mercado da eletricidade. No mercado grossista, no qual os produtores vendem a eletricidade aos comercializadores e aos grandes consumidores, o preço médio ao qual a eletricidade é vendida esta segunda-feira, em Portugal, é cerca de quatro vezes superior ao registado na vizinha Espanha.
O preço médio do megawatt-hora em Portugal, esta segunda-feira, é de 43,94 euros, sendo que o megawatt-hora mais caro atingiu os 62,73 euros e o mais barato se cifrou em 30,36 euros. Em oposição, do outro lado da fronteira, o megawatt-hora fixou-se numa média de 10,89 euros, sendo que o preço máximo é pouco superior ao preço mínimo em Portugal: marcou os 35 euros. O mínimo registado em Espanha foram os 4 euros negativos por megawatt-hora.
Os preços nos dois países estão, habitualmente, taco a taco, já que o mercado ibérico está completamente integrado. No entanto, desde o apagão da segunda-feira passada que, por razões de segurança, o operador das redes de transporte nacionais, a REN, decidiu quebrar a ligação com Espanha, deixando de importar eletricidade produzida neste país. Uma situação que a REN espera manter até esta terça-feira, segundo as últimas indicações comunicadas no site da empresa.
No dia a seguir ao apagão os preços de mercado da eletricidade estiveram em sintonia no mercado ibérico – nos 5,79 euros por megawatt-hora – mas, a partir daí, foram-se notando algumas diferenças, nem sempre a favor de Espanha. Por exemplo, no dia 30 de abril, o país vizinho marcou 31,83 euros de preço médio, enquanto Portugal se ficou pelos 20,54 euros.
A 1 de maio, a tendência inverteu-se, com Portugal a pagar uma média de 18,85 euros e Espanha nos 13,29 euros. A 2 de maio, a diferença entre os dois países ditou que Portugal superasse Espanha em 3 euros por megawatt-hora. Dia 3, a diferença foi mais pequena, de pouco mais de 1 euro. Contudo, no dia 4, o hiato atingiu mais de 9 euros e, finalmente, esta segunda-feira, Portugal marcou quatro vezes mais.
As diferenças de preço no mercado grossista não têm um impacto direto na maioria das faturas, que são contratadas com um preço fixo por 12 meses. Contudo, pode fazer-se notar na fatura dos tarifários indexados – os quais, contudo, tiveram em abril vários dias de preços negativos, que podem ajudar a diluir efeitos negativos do apagão.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Apagão “acende” preços de mercado da eletricidade. Portugal paga quatro vezes mais que Espanha esta segunda-feira
{{ noCommentsLabel }}