Fabricante de drones Tekever é o novo ‘unicórnio’ português

Com a nova ronda de investimento, cujo valor não foi divulgado, a startup atinge uma valorização de mais de 1,2 mil milhões de euros, catapultando a Tekever para o estatuto de 'unicórnio'.

Ricardo Mendes, CEO da Tekever.

Portugal voltou a ter sete unicórnios. A Tekever anunciou que acaba de atingir uma avaliação de mais de mil milhões de libras (mais de 1,2 milhões de euros), após uma nova ronda de financiamento subscrita pelos atuais investidores para acelerar a sua expansão.

“A Tekever, o fornecedor líder europeu de sistemas autónomos de IA, anunciou hoje o levantamento de uma nova ronda de financiamento. Totalmente subscrita pelos atuais investidores, incluindo o líder de ronda Ventura Capital, Baillie Gifford, o NATO Innovation Fund (NIF), Iberis Capital e Crescent Cove, a ronda confirma a avaliação da Tekever acima dos mil milhões de libras. Este marco cimenta a Tekever como um líder nas Deftech e alimenta a sua contínua expansão na Europa, à medida que a companhia persegue a liderança global na defesa e segurança impulsionada pela IA”, pode ler-se em comunicado.

Com esta nova ronda, cujo valor não foi divulgado, a startup atinge uma valorização de mais de 1,2 mil milhões de euros, catapultando a Tekever para o estatuto de unicórnio. É o sétimo português, depois da Outsytems, Feedzai, Remote, Anchorage Digital, Sword Health e Talkdesk.

“Este marco é o resultado de talento excecional, integridade, e espírito de toda a equipa Tekever, que agora já tem cerca de mil (pessoas). Em todos os locais e funções, temos trabalhado com um sentido de missão e propósito que nos permitiu ter sucesso onde poucos o conseguiram. A nossa cultura forte, baseada em princípios como empatia, solução de problemas, velocidade e agilidade trouxeram-nos aqui e continuará a impulsionar-nos no futuro”, diz Ricardo Mendes, fundador e CEO, numa publicação no LinkedIn.

A Europa enfrenta um enorme desafio de segurança. Dado o momento geopolítico, a arquitetura de segurança europeia está a ser redesenhada, e a Europa precisa de companhias com raízes na IA e autonomia, que trabalhem com escala e que possam inovar a ritmo acelerado… e precisa delas agora”, disse ainda o fundador.

“Temo-nos vindo a preparar há muito tempo e acreditamos que podemos ter um papel significativo neste momento de profunda mudança”, garante.


O anúncio da nova ronda, e do salto para uma avaliação ‘unicórnio’, surge depois de ser conhecido que a Tekever se prepara para investir 400 milhões de libras (cerca de 470 milhões de euros) em cinco anos no Reino Unido, levando à criação de 1.000 postos de trabalho no país, mercado onde a Tekever tem uma unidade de produção. O anúncio surge no rescaldo de um contrato fechado entre a empresa e a Royal Airforce (RAF) para o fornecimento de drones.

Com operações em seis países europeus — possui centros de engenharia no Reino Unido, Portugal e França, instalações de produção em vários mercados e equipas de apoio operacional em toda a Europa —, além da RAF, a deftech fechou, em novembro do ano passado, um contrato de cerca de cinco milhões de euros com o Governo espanhol para a entrega, entre 2024 e 2025, de drones para patrulhar fronteiras terrestres e marítimas.

A empresa liderada por Ricardo Mendes também fornece drones às tropas da Ucrânia para apoiar operações terrestres e marítimas, através de um fundo liderado pelo Reino Unido.

A sua última ronda, tinha sido em novembro, altura em que levantou 70 milhões de euros junto de vários fundos, entre os quais o NATO Innovation Fund (NIF), fundo de capital de risco participado pelos 24 aliados da NATO.

(Última atualização às 11h19)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fabricante de drones Tekever é o novo ‘unicórnio’ português

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião