5 coisas que vão marcar o dia

Entra em vigor a suspensão por 90 dias da maioria dos direitos aduaneiros entre os EUA e a China. Por cá, o INE vai divulgar dados da construção e o Índice de Custo do Trabalho.

Esta quarta-feira entra em vigor a suspensão por 90 dias da maioria dos direitos aduaneiros entre os Estados Unidos e a China. Por cá, o INE vai divulgar dados da construção e o Índice de Custo do Trabalho. A dona da bolsa de Lisboa, a Euronext, vai ainda publicar os resultados do primeiro trimestre do ano. A marcar o dia está ainda o leilão de Obrigações do Tesouro do IGCP.

Suspensas por 90 dias tarifas entre China e EUA

Esta quarta-feira, começa a pausa de 90 dias entre os Estados Unidos e a China na sua guerra tarifária. Assim, os EUA vão reduzir temporariamente as suas tarifas sobre os produtos chineses de 145% para 30%, enquanto a China reduzirá as tarifas sobre as importações americanas de 125% para 10%. Ambos os lados reconhecem “a importância de uma relação económica e comercial sustentável, de longo prazo e mutuamente benéfica”. Os dois lados concordaram também em estabelecer “um mecanismo para continuar as discussões sobre as relações económicas e comerciais”.

Como evolui o setor da construção?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar as estatísticas dos índices de produção, emprego, remunerações na construção relativos a março. A atividade no setor da construção cresceu no arranque do ano, mas abrandou o ritmo de crescimento. Produção, emprego e remunerações registaram taxas de subidas inferiores às registadas no mês anterior. O índice de produção na construção aumentou 2,1% em janeiro, menos 2,5 pontos percentuais que no mês anterior.

Euronext divulga resultados

Esta quarta-feira, a dona da bolsa de Lisboa, a Euronext, vai publicar os resultados do primeiro trimestre do ano. Em 2024, Euronext teve um recorde de lucros de 585,6 milhões de euros, o que representou uma subida de 14% em relação ao ano anterior. O crescimento de receitas do grupo bolsista também foi a dois dígitos (+10,3%) em 2024, para os 1.626,9 milhões de euros, o que a empresa liderada por Stéphane Boujnah justifica com um “perfil de receitas diversificado”.

Quanto subiu o custo das empresas com salários?

O INE vai também divulgar esta quarta-feira os dados do primeiro trimestre do Índice de Custo do Trabalho. Em 2024, os custos suportados pelas empresas com os salários dos seus trabalhadores subiram 8,2% em comparação com 2023. O custo médio por trabalhador aumentou 6,4%, ao mesmo tempo que o número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador diminuiu 1,6%, acrescenta o gabinete de estatísticas.

IGCP volta ao mercado com leilão de obrigações do Tesouro

O IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública vai realizar esta quarta-feira leilões de Obrigações do Tesouro a cerca de sete e 20 anos com um montante indicativo global entre 1.000 milhões de euros e 1.250 milhões de euros. O IGCP não realizou este ano leilões de Obrigações do Tesouro com maturidades de cerca de sete e de 20 anos. No mais recente leilão, o IGCP colocou 1.047 milhões de euros, abaixo do montante global máximo indicativo, em Obrigações do Tesouro a cinco e a 12 anos às taxas de juro de 2,347% e 3,416%, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião