Hoje nas notícias: PRR, rendas congeladas e Spinumviva
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Mais de dois meses após o primeiro-ministro ter dito que a empresa da sua família iria mudar o local da sede, a Spinumviva mantém-se sediada na casa de Luís Montenegro, em Espinho. Já o Fisco, que tem estado a emitir notas de cobrança de IMI para imóveis isentos do imposto, está a responder a contribuintes com o argumento de inexistência de “ferramentas” digitais para resolver o erro. Nas últimas 24 horas, a AD continuou a crescer em sondagem. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta quarta-feira.
Só 11% das camas para estudantes do PRR estão prontas
O Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, que tem financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), previa a criação e remodelação de milhares de camas até meados de 2026, mas a taxa de execução é de apenas 11%. Ou seja, 2139 camas prontas de 19 mil. “A execução dos projetos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), destinados ao alojamento estudantil a preços acessíveis tem tido algumas dificuldades para manter o normal ritmo e a concretização das intervenções previstas”, admite o Governo. Em causa estarão atrasos em obras.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
Fisco culpa informática pela cobrança ilegal de IMI
A Autoridade Tributária (AT), que tem estado a emitir notas de cobrança de IMI para imóveis isentos desse imposto, está a responder a contribuintes com o argumento de inexistência de “ferramentas” digitais para resolver o erro perante as rendas congeladas. “Os pedidos de isenção de IMI feitos nos termos do artigo 46-A do Estatuto de Benefícios Fiscais ainda não podem ser despachados uma vez que os serviços centrais ainda não criaram as ferramentas informáticas necessárias para o fazer”, explica a AT.
Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)
Spinumviva mantém sede na casa de Luís Montenegro
Mais de dois meses após o primeiro-ministro ter afirmado que a empresa da sua família iria mudar o local da sede, a Spinumviva mantém-se sediada na casa de Luís Montenegro, em Espinho. O histórico dos atos da Spinumviva existentes na Conservatória do Registo Comercial, consultados pelo Correio da Manhã na terça-feira, mostram que a sede continua no mesmo local desde a sua constituição, em janeiro de 2021. A Spinumviva mantém também no seu objeto social a possibilidade de fazer contratos de consultoria com organismos públicos.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)
PS em queda e AD mantém-se em trajetória ascendente
Se as eleições legislativas fossem hoje, a coligação política de centro-direita ganharia sem maioria absoluta. É esta a conclusão da nova sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias (JN), TSF, TVI e CNN Portugal, que acentua a clivagem entre AD e PS. Nesta sondagem diária, o PS aprofunda a queda (24,6%), enquanto a AD alarga a vantagem perante a oposição para nove pontos percentuais (33,1%). Quase um ponto percentual num dia cresceram também Livre (5,3%) e Bloco de Esquerda (3,2%), ao passo que o Chega e a CDU continuam com 17,8% 3,2% das intenções de voto, respetivamente. Por outro lado, a IL (6,3%) e o PAN (1,1%) desceram ligeiramente menos de um ponto.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)
Tarifas dos EUA ameaçam emprego nas regiões Norte e Algarve
As tarifas que Donald Trump impôs sobre a União Europeia poderão ter um impacto negativo no emprego das regiões Norte e Algarve em Portugal, as zonas do país que mais dependem das exportações, concluiu o think tank europeu Bruegel. De acordo com uma análise dos investigadores do Bruegel, entre os quais a portuguesa Madalena Barata Rocha, o efeito será “significativo, mas gerível”, porque é inferior ao de choques como o da pandemia ou da crise energética após a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: PRR, rendas congeladas e Spinumviva
{{ noCommentsLabel }}