Alvo espanhol da Bondalti passa de lucros a prejuízos de 12 milhões no 1.º trimestre

A química espanhola fechou os primeiros três meses do ano com um resultado líquido negativo de 12 milhões de euros, pressionada pela fraca procura e pelos custos de energia mais elevados.

A espanhola Ercros, cuja oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela portuguesa Bondalti está neste momento na segunda fase da análise por parte do regulador espanhol, passou de lucros a prejuízos de 12 milhões de euros no primeiro trimestre de 2025, informa a química em comunicado.

“Estes resultados são a consequência da procura persistentemente fraca, dos custos de energia mais altos e da forte concorrência internacional”, justifica a empresa em comunicado, acrescentando que “a atual guerra de tarifas lançada pelos EUA não está a ajudar a melhorar a atividade económica europeia. Entretanto, os preços elevados da energia continuam a comprometer a competitividade da Europa em comparação com os EUA e a Ásia”.

Fonte: Ercros

As receitas baixaram 2,3% para 184,4 milhões de euros, enquanto o EBITDA passou de 14,2 milhões de euros, no primeiro trimestre de 2024, para apenas 9 milhões de euros, no final de março.

Além do pior desempenho operacional, a empresa fechou os primeiros três meses do ano mais endividada. A dívida financeira líquida subiu de 133,58 milhões de euros para 151,65 milhões de euros.

A Bondalti anunciou em março do ano passado o lançamento de uma OPA sobre a Ercros, propondo-se pagar 3,60 euros por cada ação da empresa espanhola, um negócio que avalia a Ercros em aproximadamente 329 milhões de euros.

Três meses depois, a italiana Esseco lançou uma oferta concorrente à da empresa portuguesa controlada pela família Mello, no valor de 3,84 euros por ação.

Depois de uma primeira análise positiva à oferta e de ter recebido luz verde do Governo de Sánchez para avançar com a operação, o regulador espanhol (CNMC) iniciou em janeiro a segunda análise da operação. Esta nova análise, mais aprofundada, pretende identificar eventuais riscos que possam surgir com a concentração das duas empresas, nomeadamente os mercados com os dois químicos agora identificados pelo regulador.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alvo espanhol da Bondalti passa de lucros a prejuízos de 12 milhões no 1.º trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião