5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 16 Maio 2025

É o último dia de campanha antes das eleições de domingo. A Moody's examina Portugal. INE diz quanto é que ganha um trabalhador e Eurostat divulga a balança comercial com os EUA e não só.

Com as urnas na mira, os partidos avançam para o último dia de campanha. Ao início da noite, a Moody’s divulga a sua decisão em relação ao rating de Portugal. O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga a remuneração média de um trabalhador. O Eurostat mostra como evoluiu a balança comercial com o resto do mundo, incluindo EUA. Semapa presta contas aos investidores.

Último dia de campanha

Os partidos lançam-se nas últimas ações da campanha esta sexta-feira com vista às eleições legislativas antecipadas que têm lugar no domingo.

Moody’s atualiza rating de Portugal

A agência de notação financeira Moody’s faz uma nova revisão a Portugal. Atualmente atribui um rating de ‘A3’ à dívida portuguesa. Nas duas anteriores decisões, não mexeu na classificação de risco do país. E agora?

Quanto ganha um trabalhador?

A remuneração bruta total mensal média por trabalhador (por posto de trabalho) aumentou 5,9% para 1.777 euros no final do ano passado. O INE atualiza os dados dos salários em relação ao primeiro trimestre do ano.

Como está a balança comercial com os EUA?

Entre os vários indicadores, o Eurostat divulga a evolução do comércio internacional de bens no mês de março. A informação vai permitir perceber como estava a balança comercial entre a Europa e os EUA. Foi com base no défice comercial que Trump veio a anunciar tarifas às compras europeias.

Semapa apresenta contas

Prossegue a temporada de apresentação de contas do primeiro trimestre entre as cotadas do PSI. Desta vez é a Semapa a anunciar os resultados do arranque do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião