Aprovação da pensão de invalidez passa a ser automática
Aprovação dos pedidos de pensão de invalidez passa a ser mais simples, sendo feita de forma automática, depois da Segurança Social receber deliberação do Serviço de Verificação de Incapacidades.
A análise e aprovação dos pedidos de pensão de invalidez passam a ser feitas de forma automática, anunciou esta quarta-feira a Segurança Social. Esta é uma das medidas do programa “Primeiro Pessoas”, que já conseguiu retirar do atendimento presencial mais de meio milhão de pessoas, adiantou ao ECO o presidente do Instituto de Informática da Segurança Social, Luís Farrajota.
“O processo de análise e aprovação dos pedidos de pensão de invalidez foi simplificado, passando a ser feito automaticamente, logo após a receção da deliberação de incapacidade por parte do Serviço de Verificação de Incapacidades“, informa a Segurança Social, numa nota publicada no seu site.
Com esta mudança, espera-se reduzir de modo significativo os tempos de análise e de atribuição destas pensões, que já podem ser pedidas também pela via digital, através da Segurança Social Direta.
De acordo com os dados divulgados pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, em abril, foram processadas 158.019 pensões de invalidez nos vários regimes de segurança social. O valor médio das pensões de invalidez do regime geral foi de 520,81 euros.
Esta simplificação das pensões de invalidez é mais uma medida do “Primeiro Pessoas”, programa de transformação digital da Segurança Social, que já permitiu, por exemplo, que o Complemento Solidário para Idosos seja pedido online.
Em julho, também no âmbito desse programa, passará a ser possível fazer pagamentos à Segurança Social através do MB Way e será lançado um novo portal unificado da Segurança Social, revelou Luís Farrajota ao ECO.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Aprovação da pensão de invalidez passa a ser automática
{{ noCommentsLabel }}