Justiça discorda de Trump e impede bloqueio de alunos estrangeiros em Harvard
A decisão judicial acontece um dia depois de a administração Trump ter revogado a matrícula de estudantes estrangeiros em Harvard. A iniciativa da administração é bloqueada por duas semanas.
Depois de a Universidade de Harvard ter avançado esta sexta-feira com uma ação judicial, o tribunal travou a iniciativa do governo norte-americano de proibir a inscrição de estudantes internacionais naquela instituição.
A decisão judicial acontece um dia depois de Secretária da Segurança Interna, Kristi Noem, ter revogado a matrícula em Harvard de estrangeiros ao abrigo do programa de vistos F-1.
A ordem da juíza Allison Burroughs alivia, de forma temporária, os milhares de estudantes internacionais da instituição universitária, uma vez que a decisão bloqueia a ordem da administração Trump por duas semanas, tendo em conta que Harvard demonstrou que poderia ser prejudicada antes mesmo de o caso ser analisado na íntegra, apontou a juíza. Mas o governo de Trump pode recorrer da decisão, refere a Reuters.
O governo norte-americano, através do Departamento de Segurança Interna, tinha afirmado que Harvard estava impedida de matricular futuros estudantes internacionais e que os atuais estudantes estrangeiros matriculados tinham de abandonar a universidade sob risco de perderem o seu estatuto legal nos Estados Unidos.
A decisão afeta mais de sete mil atuais titulares de vistos que estudam em Harvard, que tem estado na mira da Administração Trump há meses por considerar que “perpetua um ambiente perigoso no campus, hostil aos estudantes judeus, encorajando simpatias pró-[movimento islamita palestiniano] Hamas e utilizando políticas racistas de ‘diversidade, equidade e inclusão”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Justiça discorda de Trump e impede bloqueio de alunos estrangeiros em Harvard
{{ noCommentsLabel }}