Trabalhadores da PT que a Altice quer transferir começam a rescindir
Dos 155 trabalhadores da PT que a Altice quer transferir para outras empresas do grupo, 26 já rescindiram os contratos de trabalho.
Há cada vez mais trabalhadores da PT Portugal que estão a rescindir os contratos para não serem transferidos para outras empresas do grupo Altice. À TSF, a Comissão de trabalhadores diz que 26 dos 155 trabalhadores da PT que a Altice quer transferir para outras empresas já rescindiram os contratos.
“Dos 155 trabalhadores transmitidos, e pensamos que a intenção da empresa não é ficar por aqui, 26 já rescindiram o seu contrato de trabalho porque não quiseram ser tratados como mercadoria e ser transferidos para uma empresa sem ter uma palavra a dizer neste processo”, diz à TSF Francisco Gonçalves, da Comissão de Trabalhadores da PT.
Em causa estão 155 funcionários da PT que a Altice, grupo francês que detém a empresa portuguesa de telecomunicações, quer transferir para outras empresas do grupo, como a Tnord, a Sudtel, a Windprovit ou a parceira Visabeira, recorrendo à figura de transmissão de estabelecimento.
O Governo tem defendido que é a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) que tem de avaliar a legalidade desta situação. A ACT, por seu lado, aponta que não consegue atuar sem que a legislação seja alterada. É neste contexto que trabalhadores e sindicalistas da PT pretendem reunir-se, esta manhã, com o primeiro-ministro, durante o Conselho de Ministros.
A Comissão de Trabalhadores da empresa pede que o Governo assuma as suas responsabilidades e altere a lei “no sentido de proteger os direitos dos trabalhadores”. “O primeiro-ministro tem de tornar público o que está disponível a fazer para defender o trabalho com direitos”, diz ainda Francisco Gonçalves à TSF.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Trabalhadores da PT que a Altice quer transferir começam a rescindir
{{ noCommentsLabel }}