João Cadete de Matos é o novo presidente da Anacom

  • Juliana Nogueira Santos
  • 10 Agosto 2017

O nome do novo presidente foi o único a angariar o apoio dos deputados, tendo sido aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros. Cadete de Matos vai cumprir um mandato de seis anos na Anacom.

João Cadete de Matos é licenciado em economia e passa agora a liderar a autoridade reguladora das telecomunicações.

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o nome de João Cadete de Matos como novo presidente do conselho de administração da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom). Dos quatro nomes propostos pelo Governo para o conselho de administração, apenas o de Cadete de Matos angariou o apoio dos deputados, o que obrigou o Executivo a deixar cair os outros três apesar de o parecer do Parlamento não ser vinculativo.

A nomeação foi divulgada na página oficial do Executivo. O novo presidente do regulador das telecomunicações é licenciado em economia e desempenhava, até agora, as funções de diretor do Departamento de Estatística do Banco de Portugal e de professor convidado na NOVA Information Management School.

O Governo tinha proposto, no passado mês de julho, quatro nomes para substituírem o conselho de administração da Anacom, sendo estes Margarida Sá Costa, Dalila Araújo, Francisco Cal e João Cadete de Matos. Todos receberam luz da Cresap (Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública), mas apenas o último foi aprovado pela Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas na Assembleia da República. Os chumbos foram justificados com questões de incompatibilidades “não ultrapassáveis” e falta de competências e conhecimentos.

No seguimento disto, e apesar de o parecer da Comissão não ser vinculativo, o Governo acabou por deixar cair os nomes polémicos. João Cadete de Matos cumprirá um mandato de seis anos. Contudo, a sua equipa não está completa, faltando agora os três nomes para as posições de vogal.

(Notícia atualizada às 16h15 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

João Cadete de Matos é o novo presidente da Anacom

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião