Vários incêndios no país, A1 cortada

  • Lusa e ECO
  • 10 Agosto 2017

Incêndio em Aldeia do Mato, concelho de Abrantes, continua com duas frentes ativas, por controlar. Já o fogo em Barcouço obrigou ao corte da A1 nos dois sentidos.

A Autoestrada do Norte (A1) está cortada ao trânsito, nos dois sentidos, entre os nós de acesso a Coimbra Norte e à Mealhada, devido a um incêndio florestal, disse esta quinta-feira fonte da GNR à Lusa.

O corte do trânsito ocorreu perto das 13h30 de hoje, acrescentou a fonte do Destacamento de Trânsito da GNR na Mealhada (distrito de Aveiro). De acordo com a página da Proteção Civil na internet, o incêndio florestal que deflagrou na zona de Barcouço, junto ao limite dos concelhos da Mealhada e de Coimbra, pelas 12h33 hoje, e que obriga ao corte da via, estava a ser combatido às 14.15 por 88 operacionais, apoiados por 20 viaturas e dois meios aéreos.

Já o incêndio que deflagrou hoje em Aldeia do Mato, concelho de Abrantes, continua com duas frentes ativas, por controlar, mobilizando 567 operacionais e oito meios aéreos. E já levou à retirada de alguns moradores por precaução, informou fonte municipal.

Os incêndios nos distritos de Santarém, Castelo Branco e Vila Real eram os que, ao início da tarde, continuavam a merecer mais atenção da parte da Proteção Civil, que registou 203 incêndios florestais na quarta-feira, dia com mais ocorrências neste ano. “Durante o dia de ontem [quarta-feira], Portugal registou um total de 203 incêndios florestais. Foi o dia, desde 1 de janeiro, com maior número de incêndios por dia. Desde as 00h00 de hoje registamos já um total de 59 incêndios, sendo que destes estão em curso sete”, disse Patrícia Gaspar, da Proteção Civil, durante o ‘briefing’ operacional das 12h00.

“Destes sete incêndios, a nossa atenção vai em especial para quatro ocorrências: o incêndio de Unhais da Serra, na Covilhã, distrito de Castelo Branco, o incêndio de Paredes, no distrito de Vila Real, que tem neste momento cerca de 19 horas, o incêndio de Santarém, em Abrantes, e o incêndio de Boticas, Vila Real, que se iniciou já durante o dia de hoje, com uma hora de duração neste momento”, acrescentou a adjunta nacional de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vários incêndios no país, A1 cortada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião