Linha de emergência 144 reforçada para atender a vítimas dos incêndios

  • Margarida Peixoto
  • 3 Agosto 2017

A linha nacional de emergência social, acessível através do número 144, foi reforçada para atender a quem tenha sido afetado pelos incêndios na região centro do país.

A linha nacional de emergência social, acessível através do número 144, foi reforçada para atender a quem tenha sido afetado pelos incêndios na região centro do país, anunciou esta quinta-feira o Ministério do Trabalho, num comunicado enviado às redações. A partir de agora, os assistentes estarão preparados para funcionar também como ponto de contacto único com estes cidadãos, agendando uma hora e um local para tratar dos vários assuntos necessários, desde pedidos de prestações sociais de apoio, a questões relativas a heranças, documentos perdidos ou outros.

A linha 144 é um serviço telefónico nacional, público, gratuito e de funcionamento 24 horas por dia, todos os dias do ano. Até agora estava especialmente dedicada a pedidos de ajuda relacionados com violência doméstica, crianças ou jovens em perigo, pessoas sem autonomia ou sem-abrigo.

Agora, foi reforçada através da articulação entre os Ministérios da Justiça, Trabalho Solidariedade e Segurança Social, e Saúde. Os cidadãos afetados pelos incêndios da região centro podem ligar para o 144 e expor as questões que enfrentam, a vários níveis, como por exemplo:

  • acompanhamento social;
  • pedidos de subsídios;
  • respostas sociais;
  • apoio psicológico;
  • cuidados de saúde;
  • registos relativos a óbitos, heranças e partilhas;
  • renovação de documentos perdidos;
  • certidões;
  • documento único automóvel;
  • cancelamento de veículos ardidos.

Depois de uma primeira triagem, o Governo garante que será agendada uma hora e um local para atendimento presencial, onde estarão os técnicos habilitados a responder às várias questões em causa.

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