SIRESP colapsa todos os anos, com tempestades ou incêndios

  • ECO
  • 7 Agosto 2017

A rede de comunicações de emergência falhou na visita do Papa Bento XVI, na cimeira da NATO, e regista falhas todos os anos com tempestades ou incêndios, incluindo uma quebra de 13% da rede.

A rede de comunicações de emergência conhecida como SIRESP regista falhas todos os anos, inclusive de até 13% da rede nacional, mas o Governo nunca exigiu à empresa que a opera que pagasse coimas, escreve esta segunda-feira o Jornal de Notícias (acesso pago).

Segundo relatórios de desempenho entre 2010 e 2017 a que o jornal teve acesso, o SIRESP falha sistematicamente em momentos de tempestades fortes ou de incêndios, como terá acontecido este ano durante o incêndio de Pedrógão Grande — incidente sobre o qual ainda decorre uma investigação.

De acordo com o Jornal de Notícias, durante a tempestade Stephanie, por exemplo, em fevereiro de 2014, 13% da rede de comunicação falhou com a queda de 65 estações do SIRESP que ficaram sem bateria. Em 2013, este problema com as baterias já tinham sido registadas. Durante as tempestades e incêndios, os cabos que ligam estas redes de telecomunicações de emergência podem ser quebrados ou ficar danificados.

As antenas móveis, que podem ser usadas em caso de danificação ou falha dos meios fixos, também não funcionam bem, falhando quando há muitas solicitações, acrescenta o Jornal de Notícias. Foram registadas ainda falhas durante a visita do Papa Bento XVI, em 2010, e durante a cimeira da NATO.

O Jornal de Notícias assinala que o Governo português nunca exigiu à empresa que opera este sistema de telecomunicações que pagasse multas pelo seu fraco desempenho, mesmo após vários anos de relatórios negativos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SIRESP colapsa todos os anos, com tempestades ou incêndios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião