Eletrobras dispara em bolsa com anúncio de privatização

  • Marta Santos Silva
  • 22 Agosto 2017

O valor de mercado da empresa subiu 9 mil milhões de reais (cerca de cinco mil milhões de euros) após o anúncio de que o Estado brasileiro pretende avançar com a privatização.

É o salto mais alto em quase duas décadas. A energética estatal brasileira Eletrobras chegou a subir 35,5% na sessão desta terça-feira e continua a negociar muito positivamente, tendo valorizado nove mil milhões de reais em valor de mercado só durante a manhã, escreve o Valor Económico. Tudo isto porque o Governo anunciou a sua proposta inesperada de privatizar a empresa de maneira a colmatar falhas orçamentais com que tem vindo a tentar lidar.

O Estado detém atualmente 67% da Eletrobras, que é a maior empresa energética da América Latina, de acordo com o ministro Adjunto para a Energia, Paulo Pedrosa, citado pela Bloomberg. Assim, uma venda poderia permitir ao Estado encaixar até 5,36 mil milhões de euros. O objetivo, no entanto, é que o Estado mantenha o poder de veto na empresa e alguns dos seus títulos.

O futuro da empresa terá sempre de ser de mudança. Em junho, a dívida líquida da empresa atingiu os 6,2 mil milhões de euros. A Bloomberg cita um relatório da agência de notação financeira Fitch Ratings, de agosto, que assinalava que a Eletrobras era a empresa da região onde a dívida mais crescia.

Mas o Ministério da Energia, numa declaração enviada aos jornalistas, parecia determinado em alterar isso: “A saída é procurar recursos no mercado de capitais, atraindo novos investidores e parceiros”.

Há que ter em conta que a privatização da Eletrobras ainda tem um longo caminho a percorrer após esta proposta inicial do Governo, e que a volatilidade do Governo Michel Temer pode ainda jogar um papel. Temer tem cada vez menos apoio no Congresso brasileiro, e vários políticos de renome têm sido detidos ou acusados de corrupção ao longo da investigação Lava-Jato, que se relaciona com a empresa estatal Petrobras. No próximo ano, há uma eleição presidencial que pode provocar uma reviravolta total.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eletrobras dispara em bolsa com anúncio de privatização

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião