Murdoch quer comprar TV australiana. Autoridades dão “luz verde”

  • ECO
  • 24 Agosto 2017

Após a aquisição do total das ações da britânica Sky News, os Murdoch querem estender o seu império dos media a mais um meio de comunicação australiano.

Rupert Murdoch, o dono da 21st Century Fox e mais recentemente da Sky News, possui um império na indústria dos media que alcança milhões de espetadores espalhados pelos EUA e vários países da Europa. Agora, o filho Lachlan Murdoch associa-se a um magnata australiano para comprar a também australiana Ten Network e já obteve o “sim” da autoridade da concorrência australiana.

As Comissão Australiana para a Concorrência e Consumo (ACCC) afirma que esta aquisição conduz a uma “redução na diversidade” nos media australianos, contudo, não vetam a negociação pois não vai “reduzir substancialmente a concorrência”, avança o Financial Times.

Lachlan Murdoch junta-se a Bruce Gordon nesta proposta de aquisição da Ten Network. Bruce Gordon já o o dono das cadeias televisivas Win e Nine Entertainment, as redes que competem atualmente com a almejada Ten Network.

"Enquanto que a transação vai resultar em alguma redução na diversidade dos media australianos, concluímos que não irá reduzir substancialmente a competição, este que é o teste para o qual é pedido à ACCC que avalie as aquisições”

Rod Sims, presidente da Comissão Australiana para a Competição e Consumo (ACCC)

Apesar desta aprovação, a aquisição terá ainda de passar o escrutínio do parlamento australiano, que irá a votação nas próximas semanas. Ainda de acordo com o Financial Times, o governo tem pressionado os senadores independentes a concordarem com o pedido. A oposição já se manifestou contra.

A lei australiana dita que um grupo de media só pode deter dois dos três tipos de meios de comunicação, rádio, televisão ou jornais. A News Corp de Murdoch já possui dois terços dos jornais em circulação na Austrália, algumas estações de rádio e aumentou recentemente a participação na televisão Foxtel.

Esta aprovação surge numa altura em que a 21st Century Fox está a ser investigada no Reino Unido para avaliar se não terá excesso de poder sobre o panorama dos media britânicos. Com a compra da rede Sky News, os media de Murdoch alcançam atualmente os 22 milhões de pessoas no Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Áustria e Itália.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Murdoch quer comprar TV australiana. Autoridades dão “luz verde”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião