Expiram as patentes, expiram os mandatos: Novartis muda CEO
Após oito anos de Joe Jimenez à frente do grupo farmacêutico, a Novartis apontou Vas Narasimhan como novo CEO. Deverá começar em 2018.
O grupo Novartis tem um novo CEO, Vas Narasimhan, até agora chefe do departamento de desenvolvimento de fármacos. O novo responsável toma posse no início do próximo ano, após oito anos de Joe Jimenez no cargo. A empresa precisa de dar a volta à quebra dos últimos dois anos, em resultado do fim de prazo de várias patentes.
Os oito anos de Jimenez começaram numa fase em que o grupo farmacêutico estava em expansão, ficando responsável pela restruturação. Nos últimos dois anos, a trajetória foi de declínio, dada a expiração de várias patentes, incluindo a do produto de maiores vendas, o Gleevec, para o tratamento do cancro. O valor das ações da Novartis está 20% abaixo do pico de 2015.
É neste contexto que Vas Narasimhan irá tomar posse, avança o Financial Times. Contudo, Jimenez prevê que o próximo ano seja de reviravolta graças a 12 fármacos que serão lançados nos próximos três anos e que têm grande potencial de vendas — mil milhões ou mais.
Também recentemente, a Novartis conseguiu a aprovação do Governos dos EUA para um novo tratamento para a leucemia, que custará 475.000 dólares por paciente. Este tratamento consegue reverter a progressão da doença mesmo em fases bastante avançadas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Expiram as patentes, expiram os mandatos: Novartis muda CEO
{{ noCommentsLabel }}