Farmacêutica Bluepharma investe 15 milhões de euros em nova unidade industrial em Coimbra

  • Lusa
  • 15 Fevereiro 2017

O novo edifício vai ser construído num terreno de 23 mil metros quadrados e deverá estar concluído dentro de três anos.

A empresa farmacêutica Bluepharma vai investir 15 milhões de euros na construção de uma nova unidade industrial em Coimbra, junto às atuais instalações, projeto que vai criar uma centena de postos de trabalho, anunciou hoje a administração.

O novo edifício vai ser construído num terreno de 23 mil metros quadrados e deverá estar concluído dentro de três anos, disse à agência Lusa o presidente Paulo Barradas Rebelo.

“Este investimento é o corolário do que temos vindo a fazer e do crescimento que temos registado”, salientou o responsável do grupo.

Segundo Paulo Barradas Rebelo, a nova unidade destina-se a aumentar a produção de medicamentos, sobretudo comprimidos e cápsulas, libertando as atuais instalações para a ampliação do Centro de Investigação e Desenvolvimento e incubadora de novas tecnologias.

O grupo farmacêutico, que completa 16 anos de atividade este mês, tem um laboratório próprio de investigação e desenvolvimento, com uma centena de investigadores, e é a primeira empresa do setor da indústria farmacêutica em Portugal com certificação integrada.

Além de se dedicar à investigação, desenvolvimento e registo de medicamentos, o grupo farmacêutico produz medicamentos próprios e para terceiros e comercializa fármacos genéricos.

O terreno onde a nova unidade vai ser construída foi adquirido ao município de Coimbra por 326 mil euros e a escritura notarial será realizada hoje. “É um projeto com um impacto muito grande para Coimbra continuar a crescer e contrariar o movimento negativo na cidade”, sublinhou Paulo Barradas Rebelo, que pretende continuar a “investir para inovar e a inovar para internacionalizar”.

A Bluepharma iniciou a sua atividade em 2001, quando um grupo de profissionais, ligados à indústria farmacêutica, comprou uma unidade industrial da alemã Bayer, com 58 trabalhadores, tornando-se, 16 anos depois, num grupo de 20 empresas que emprega cerca de 450 trabalhadores altamente qualificados.

Em 2016, ultrapassou a taxa de exportação de 85% da sua produção para mais de 40 territórios, entre os mais exigentes mercados do mundo, em particular os Estados Unidos da América, tendo sido nomeada campeã nacional nos European Business Awards 2015/2016 na categoria Importação/Exportação.

A farmacêutica de Coimbra, de capital português, produz medicamentos para mais de 100 marcas e investiu nos últimos três anos mais de 15 milhões de euros em investigação e desenvolvimento, nomeadamente nas áreas da oncologia, nanotecnologia e biotecnologia.

Além de Portugal e Estados Unidos da América, possui ainda sucursais em Espanha, Angola, Moçambique, Colômbia, Chile e Brasil.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Farmacêutica Bluepharma investe 15 milhões de euros em nova unidade industrial em Coimbra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião