Passos acusa Governo de adiar solução para o malparado

  • Lusa
  • 7 Setembro 2017

O líder dos sociais democratas diz que está na hora do Governo terminar com a especulação na comunicação social e avançar com uma posição concreta.

O presidente do PSD criticou esta quinta-feira o Governo por adiar a apresentação de uma solução para o crédito malparado ao longo de ano e meio, sublinhando que já era tempo do executivo dizer “alguma coisa”.

“Já ouvi esta conversa muitíssimas vezes e de cada vez que somos chamados a verificar o que se passou ficamos com a ideia de que a montanha pariu um rato”, afirmou aos jornalistas Pedro Passos Coelho, à margem de uma visita a uma empresa de produção e comercialização de abóboras, na Lourinhã. Para o social-democrata, “já era tempo de o Governo dizer alguma coisa”, em vez de criar especulação sobre o assunto na comunicação social.

Sem citar fontes oficiais, o jornal Público avança esta quinta-feira que o Governo chegou a acordo com a CGD, o BCP e o Novo Banco para resolver o problema do crédito malparado empresarial que está a contaminar o sistema financeiro. Segundo a mesma publicação, a solução vai envolver a Instituição Financeira de Desenvolvimento, vulgarmente designada de banco de fomento, como uma das fontes financiadoras do mecanismo.

“Encaro essas soluções com alguma cautela e com alguma reserva, porque a solução mais natural para esses problemas custa muito dinheiro e nem os bancos e os seus acionistas o têm, nem o Estado o pode lá colocar“, reagiu Passos Coelho. Ainda segundo o jornal, a equipa de António Costa, em articulação com o Banco de Portugal, prepara-se para anunciar, nos próximos dias, que fechou as condições de financiamento e o modelo de gestão daquela entidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Passos acusa Governo de adiar solução para o malparado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião