Banco de fomento vai financiar mecanismo para o malparado

  • ECO
  • 7 Setembro 2017

A Instituição Financeira de Desenvolvimento, conhecida por banco de fomento, vai ser envolvida na solução para limpar o malparado da banca. Acordo já estará fechado com CGD, BCP e Novo Banco.

O Governo já terá fechado o acordo para limpar o crédito malparado que está a prejudicar a banca nacional. O Banco de Portugal e o primeiro-ministro, António Costa, deverão anunciar em breve que as negociações já foram fechadas com a Caixa, com o BCP e com o Novo Banco para a criação do mecanismo, que irá contar com o banco de fomento como um dos financiadores. A notícia foi avançada esta quinta-feira pelo Público [acesso condicionado].

Segundo o jornal, o veículo que servirá para limpar os chamados NPL [crédito malparado] surgirá como um Agrupamento Complementar de Empresas, formado para já por estes três bancos, mas de acesso não exclusivo. Em concreto, o objetivo será o de recuperar esses ativos e, eventualmente, comercializá-los. Estão apenas em causa os créditos que foram concedidos a empresas, mas cuja liquidação da dívida já decorre fora dos prazos, a mais de 90 dias do seu vencimento.

Desta forma, o Governo pretende resolver o dossiê do malparado no setor financeiro, um problema que se arrasta há praticamente dois anos, impedindo a liquidação de empresas que estejam em dificuldades mas que ainda sejam viáveis, explica o Público.

Estima-se que existam 30 mil milhões de euros de crédito malparado na banca portuguesa. Metade desse valor não está provisionado e carece de limpeza, sendo que a maioria do malparado diz respeito ao Novo Banco (4,5 mil milhões). Segue-se a Caixa Geral de Depósitos (quatro mil milhões), o BCP (três mil milhões) e, por fim, o Montepio (dois mil milhões).

Foram envolvidos nas negociações os três bancos com maior nível de crédito em incumprimento, mas como o ECO já tinha avançado em primeira mão, outros bancos podem, voluntariamente, associar-se ao mecanismo que vai agora ser criado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de fomento vai financiar mecanismo para o malparado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião