Presidente do Turismo de Portugal é dono de alojamento local
Luís Araújo detém 15% de uma empresa de alojamento local e lidera em simultâneo o Turismo de Portugal. Gestor diz que "não há nenhuma incompatibilidade".
Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, detém 15% de uma empresa de alojamento local que arrenda quartos a turistas no Chiado, em Lisboa, noticia o Público na edição deste sábado.
Luís Araújo respondeu ao Público: “Não há nenhuma incompatibilidade. O que seria grave era se aproveitasse o cargo para proveito próprio o que não faço e nunca fiz”.
O Turismo de Portugal tem algumas competências de fiscalização do alojamento local, além de ser uma das entidades envolvidas na criação da legislação sobre a matéria.
Pouco tempo depois de tomar posse como presidente do Turismo de Portugal, em fevereiro do ano passado, Araújo abandonou todos os cargos que ocupava em várias empresas do setor, nomeadamente o grupo Pestana, de acordo com a declaração entregue ao Tribunal Constitucional, consultada pelo Público. Mas manteve a posição minoritária nas Casas do Barão, empresa criada em março de 2013.
Para Luís Araújo, “a empresa está legal, o empreendimento tem uma licença que foi emitida antes de eu entrar no Turismo de Portugal. Nunca ocultei isto, acho que não é uma questão“.
O ECO questionou a secretaria de estado do Turismo que não avançou mais detalhes, limitando-se a afirmar que: “A participação do Dr. Luís Araújo na referida empresa é pública e está declarada ao Tribunal Constitucional. Todas as respostas e esclarecimentos foram prestados pelo próprio na citada notícia“.
(Notícia atualizada às 19:16 com a resposta da secretaria de Estado do Turismo)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Presidente do Turismo de Portugal é dono de alojamento local
{{ noCommentsLabel }}