Fed fala à tarde. Wall Street abre misto

A presidente da Reserva Federal dá uma conferência de imprensa esta quarta-feira. Os investidores esperam sinais sobre as decisões futuras do banco central.

Termina esta quarta-feira a reunião de dois dias do conselho de governadores da Reserva Federal. Ao final do dia, Janet Yellen deverá anunciar uma redução do balanço de 4,5 biliões de dólares da Fed. Os investidores estão, por isso, cautelosos, também porque querem mais pistas sobre o que a Fed pensa do futuro da economia norte-americana. Wall Street abriu misto.

Mesmo depois do discurso aceso de Donald Trump nas Nações Unidas, os mercados financeiros parecem estar calmos nesta sessão. Em contagem decrescente para a conferência de imprensa de Yellen, os mercados abriram esta quarta-feira sem rumo definido.

O Nasdaq está a cair 0,08% para os 6.456,46 pontos. Já o Dow Jones e o S&P 500 estão a valorizar: 0,01% para os 22.372,22 pontos e 0,02% para os 2.507,07 pontos, respetivamente.

A retirada dos estímulos tem sido tratada com cuidado pelos bancos centrais. Segundo a Bloomberg, as expectativas dos mercados para outro aumento da taxa de juro ainda este ano estão nos 50%. Só em 2017 a taxa já foi aumentada por duas vezes.

“O encontro da Fed será provavelmente um ‘não-evento'”, prevê o especialista Aaron Clark, em declarações à Reuters. O analista considera que a Fed tem sido “extremamente transparente” e, por causa disso, não haverá nenhuma surpresa para os mercados com o processo de normalização da política monetária.

Os próprios membros da Fed estão divididos entre dois fatores. O primeiro está relacionado com a inflação aquém da meta e a subida tímida dos salários. O segundo está relacionado com os riscos de bolhas financeiras por causa do longo período de política monetária acomodatícia.

Para já, desta reunião, devem ser revelados mais pormenores do plano que começou a ser desvendado em julho quando foram divulgadas as minutas da reunião de junho. “O comité espera iniciar a implementação do programa de normalização do seu balanço em breve“, lia-se no comunicado da reunião. A redução do balanço deverá começar com a introdução de limites no montante a reinvestir.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed fala à tarde. Wall Street abre misto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião