“Bitcoin não é uma moeda. É uma forma de especulação”, diz Vítor Constâncio
Vítor Constâncio, vice-presidente do BCE, não tem medo da bitcoin. Não acredita que possa por em causa o poder do BCE sobre a divisa da região, referindo-se à moeda digital como uma tulipa.
A bitcoin está a suscitar cada vez mais interesse nos mercados financeiros, o que explica os recordes consecutivos. Mas Vítor Constâncio desvaloriza o poder da divisa, afirmando que não se trata efetivamente de uma moeda. Para o vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), a bitcoin não é mais do que “uma forma de especulação”.
“A bitcoin é uma espécie de tulipa. É um instrumento de especulação para aqueles que querem apostar em algo que pode subir ou descer 40% ou 50% em poucos dias”, disse Vítor Constâncio em conferência de imprensa, na sede do BCE, em Frankfurt.
Constâncio junta-se a Jamie Dimon, presidente executivo do JPMorgan, que veio, recentemente, afirmar que a bitcoin “é uma fraude”, afirmando mesmo que é “pior que a dos bolbos de túlipas”, referindo-se à especulação que, no século XVII, levou os bolbos de túlipa na Holanda a serem negociados a preços que iam até seis vezes mais o salário médio anual de um holandês.
A bitcoin é uma espécie de tulipa. É um instrumento de especulação para aqueles que querem apostar em algo que pode subir ou descer 40% ou 50% em poucos dias.
O vice-presidente do BCE, a autoridade monetária da Zona Euro, afirmou que a bitcoin “não é, certamente, uma moeda, e não a vemos como uma ameaça ao banco central ou à política monetária”.
A divisa digital tem registado uma forte valorização desde o início do ano. Terminou a última semana a negociar nos 3.600 dólares, tendo variado entre os 752 e os 4.921 dólares, o valor mais elevado de sempre.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Bitcoin não é uma moeda. É uma forma de especulação”, diz Vítor Constâncio
{{ noCommentsLabel }}