Banif passa a contar para as contas do Estado

Banif e Oitante são duas das entidades que passam a integrar o perímetro das administrações públicas. Isto quer dizer que contam para o défice.

O Banif SA e a Oitante foram integrados no perímetro das administrações públicas, o que quer dizer que passam a contar para o défice orçamental. A decisão consta do relatório do Orçamento do Estado para 2017, entregue esta sexta-feira na Assembleia da República.

As duas entidades são o que resta do antigo Banif, que foi resolvido e dividido em banco bom e banco mau em dezembro de 2015. A parte boa ficou no Santander, a parte má (a Oitante) e uma pequena entidade (Banif SA), ficaram incluídas no universo de entidades que contam para o défice e a dívida pública.

No total, há nove entidades públicas reclassificadas no perímetro que entraram para o Programa Finanças, das quais quatro são do universo do Novo Banco, quatro do Banif e uma entidade que funciona junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Do universo do Novo Banco, o relatório identifica a ES Tech Ventures.

Juntas, estas nove entidades acrescentam 85,1 milhões de euros às despesas públicas e implicam riscos acrescidos para as contas públicas.

Além destas entidades, entraram também para o perímetro das administrações públicas, por exemplo, o Teatro Nacional D. Maria II e o Instituto de Medicina Molecular.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banif passa a contar para as contas do Estado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião