5 coisas que vão marcar o dia

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 13 Outubro 2017

Todas as atenções estão voltadas para o Orçamento do Estado, que chega hoje ao Parlamento. Mas há outras coisas que vão marcar o dia. Saiba quais.

O dia vai ser marcado pelo Orçamento do Estado, já que é esta sexta-feira que a proposta do Governo deverá chegar ao Parlamento. Além disso, os parceiros sociais também se reúnem para fazer mais um balanço do aumento do salário mínimo. O INE divulga dados da atividade turística no principal mês de férias e nos EUA serão conhecidos dados da inflação.

Governo entrega Orçamento do Estado

O Governo deverá entregar hoje o Orçamento do Estado na Assembleia da República. Entre o conjunto de mudanças projetadas para 2018 estão medidas de alívio fiscal, que passam pelo aumento do número de escalões de IRS e pela subida do chamado mínimo de existência. No documento haverá um aumento das pensões, uma subida dos impostos sobre o tabaco, as bebidas açucaradas e os produtos com elevado teor de sal, assim como dos impostos sobre os carros.

Parceiros sociais fazem balanço do salário mínimo

O Governo apresenta esta sexta-feira às confederações patronais e sindicais o balanço trimestral do acordo em torno do aumento do salário mínimo. No balanço apresentado em junho, o documento do Governo revelava que a remuneração de 557 euros chegava a cerca de 730 mil trabalhadores em março. Na reunião, os parceiros vão ainda abordar a metodologia de discussão sobre o Livro Verde das Relações Laborais.

Como esteve a atividade turística em agosto?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os dados da Atividade Turística referentes a agosto. Até julho, os estabelecimentos hoteleiros portugueses alojaram cerca de 11,6 milhões de hóspedes, responsáveis por 32,1 milhões de dormidas, mais 9,6% e 8,5%, respetivamente, face ao período homólogo. E agora? Como avançam os números?

Termina o 7º Congresso Nacional de Economistas

Termina o 7º Congresso Nacional de Economistas. A sessão de encerramento conta com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Antes disso, haverá dois painéis, um para discutir o financiamento da economia, os mercados e as bolsas, e outro sobre a economia digital.

Como avançam os preços nos EUA?

Hoje há novos dados de inflação nos Estados Unidos. De acordo com a Bloomberg, o índice de preços no consumidor deverá ter acelerado em setembro, uma consequência do furacão Harvey que terá empurrado os preços da gasolina e colocado a inflação acima do objetivo da Reserva Federal.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião